Censo 2022 – Atualização das cidades da Diocese de Lorena

O IBGE divulgou os primeiros dados sobre o Censo 2022 no dia 28 de junho. Os números revelam que o Brasil tem atualmente 203.062.512 habitantes, e obteve um crescimento populacional de 6,45 por cento na comparação com a edição anterior da pesquisa, em 2010.

Porém, vemos no Censo 2022, que a taxa de crescimento anual foi reduzida para menos da metade do que era em 2010 ( 1,17 por cento).

E, pela primeira vez na história, desde 1872, ano da primeira operação censitária do país a taxa de crescimento foi a menor, alcançando 0,52 por cento.

Porque o crescimento da população brasileira está em queda?

O principal fator por trás desses dados é a redução da taxa de fecundidade. Em 1970, cada mulher tinha 5,8 filhos e hoje tem menos de dois. Por outro lado, está havendo um envelhecimento da população e um aumento da expectativa de vida.

Porque é importante essa coleta de dados para a Igreja Católica?

Essa é uma prática fundamental para realizar análises de comportamento e preferências, o que permitirá desenvolver campanhas de evangelização mais precisas, instalação de comunidades eclesiais missionárias, inculturação do anúncio, conhecimento das periferias sociais e muito mais.
Apresentamos os números atualizados das cidades diocesanas por setor pastoral. É importante conhecer para um bom trabalho dentro da pastoral de conjunto da Diocese de Lorena.

Lorena, 09 de agosto de 2023.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Lorena/SP