Brasão Diocesano de Lorena

Descrição Heráldica

Escudo: clássico ou antigo francês em esmalte de purpure, com bordure de argente. Do ponto de honra, até o umbigo, e do cantão direito do chefe ao cantão esquerdo do chefe, a pala em cruz chá de argente. No flanco direito uma coroa florenciada de jalde. No flanco esquerdo um gotado de gules. No umbigo, até o centro da ponta ou do contra chefe, a flor-de-lis de sinopla.

Insígnias: Mitra de argente, com pala e dois filetes de um no outro de argente.
Por trás do escudo, em aspas, estão uma Cruz Processional de Loren posta em banda e um Báculo posto em barra, de um no outro de jalde.

Listel: de jalde com mote de purpure.

Explicação

A representação gráfica se dá em formato de brasão, configuração tradicional das representações de Dioceses pelo Brasil. A forma concentra a Cruz Processional e o Báculo sob o Escudo.
Dentro do Escudo, centralizado pela Cruz, de um lado a coroa da vitória e do outro o sangue, representando a Profecia de Simeão à Virgem Maria. A cor púrpura, representa a Espiritualidade e o Místico.

O contorno em prata simboliza a pureza, a firmeza, a integridade e a obediência daqueles que se achegam à Virgem da Piedade, nossa Padroeira, representada pela flor de lis em verde, que na linguagem heráldica simboliza a esperança, a fé, a amizade, os bons serviços prestados, o amor, a juventude e a liberdade.