O IBGE divulgou os primeiros dados sobre o Censo 2022 no dia 28 de junho. Os números revelam que o Brasil tem atualmente 203.062.512 habitantes, e obteve um crescimento populacional de 6,45 por cento na comparação com a edição anterior da pesquisa, em 2010.
Porém, vemos no Censo 2022, que a taxa de crescimento anual foi reduzida para menos da metade do que era em 2010 ( 1,17 por cento).
E, pela primeira vez na história, desde 1872, ano da primeira operação censitária do país a taxa de crescimento foi a menor, alcançando 0,52 por cento.
Porque o crescimento da população brasileira está em queda?
O principal fator por trás desses dados é a redução da taxa de fecundidade. Em 1970, cada mulher tinha 5,8 filhos e hoje tem menos de dois. Por outro lado, está havendo um envelhecimento da população e um aumento da expectativa de vida.
Porque é importante essa coleta de dados para a Igreja Católica?
Essa é uma prática fundamental para realizar análises de comportamento e preferências, o que permitirá desenvolver campanhas de evangelização mais precisas, instalação de comunidades eclesiais missionárias, inculturação do anúncio, conhecimento das periferias sociais e muito mais.
Apresentamos os números atualizados das cidades diocesanas por setor pastoral. É importante conhecer para um bom trabalho dentro da pastoral de conjunto da Diocese de Lorena.
Lorena, 09 de agosto de 2023.
Dom Joaquim Wladimir Lopes DiasBispo da Diocese de Lorena/SP |