Dom João Hipólito de Morais

Dom João Hipólito de Morais nasceu no dia 13 de agosto de 1924, na cidade de Queluz-SP (Diocese de Lorena). Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário do Ipiranga em São Paulo-SP. Foi ordenado presbítero em Lorena-SP no dia 08 de dezembro de 1951. Em 1952 foi nomeado vigário da Paróquia de São Miguel Arcanjo em Piquete-SP. No ano seguinte foi nomeado Capelão da Escola Normal Patrocínio de São José onde também atuou como professor de 1953 a 1958.

Foi nomeado por Dom Luiz Gonzaga Peluso como Cura da Catedral de Lorena em 1958, ofício que desempenhou até 1977. Também foi Vigário Geral de quase todos os bispos de Lorena. Padre muito zeloso e dedicado tornou-se uma pessoa muito querida pelos lorenenses. Recebeu vários títulos como de Cônego e Monsenhor.

No dia 20 de julho de 1977, uma grande alegria tomou conta não só da cidade de Lorena, mas de toda Diocese ao saber que o Papa Paulo VI havia nomeado Monsenhor João Hipólito como o sexto Bispo de Lorena, sendo o primeiro bispo nascido na Diocese.

Recebeu a Ordenação Episcopal no dia 27 de setembro 1977, na Catedral de Lorena, escolhendo este lema:

In manus Tuas (Em tuas mãos)

Como Bispo de Lorena ordenou vários sacerdotes, diáconos permanentes, criou várias paróquias e preparou a Diocese de Lorena para o grande Jubileu do Ano Santo de 2000. Em janeiro 2001 o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia como Bispo Diocesano, ofício que desempenhou durante 24 anos.

Como Bispo Emérito Dom João continuou suas atividades celebrando missas nas paróquias e comunidades da Diocese, e principalmente atendendo o povo de Deus no Sacramento da Penitência. Faleceu no dia 7 de novembro de 2004.