Dom Cândido Padin

Dom Cândido Padin, OSB, nasceu em no dia 5 de setembro de 1915, na cidade de São Carlos – SP. Recebeu a Ordenação presbiteral no dia 15 de dezembro de 1946. Graduou-se em Direito na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco (1934-1938). Estudou filosofia na Faculdade de São Bento em São Paulo. A teologia foi cursada em Três Poços (Rio de Janeiro) e em São Paulo.

Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo ordenado no dia 5 de agosto de 1962, cargo onde permaneceu até 1965. Dom Cândido foi um dos fundadores da Juventude Universitária Católica no Brasil, e participou do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965). Em 1962, no governo de João Goulart, foi membro do Conselho Federal de Educação e desempenhou o cargo de Vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O Papa Paulo VI nomeou Dom Cândido Bispo Diocesano de Lorena em 1966, sendo o quarto bispo diocesano, substituindo Dom José Melhado Campos, que havia sido transferido como o segundo Bispo de Sorocaba-SP. Em Lorena, fundou juntamente com alguns lorenenses o “S.O.S”, uma entidade social de Lorena que tem como objetivo auxilio aos mais necessitados.

Atuou na CNBB no setor de comunicação social e de educação. Presidiu o Departamento de Educação do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM (1967-1972). Foi consultor da Congregação para a Educação Católica, entre 1968 a 1973.

Em 1970, foi transferido de Lorena para ser o segundo Bispo Diocesano de Bauru-SP, função de desempenhou até o ano de 1990, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia por limite de idade. Após sua renúncia passou a viver no Mosteiro de São Bento em São Paulo.

Dom Cândido escreveu várias obras, inclusive sua autobiografia Dom Cândido Padin – Itinerário de uma vida (2001). Em Bauru, recebeu vários títulos como Cidadão Honorário e Doutor Honoris Causa da Universidade do Sagrado Coração de Bauru-SP. Faleceu em São Paulo no dia 25 de janeiro de 2008, aos 92 anos de idade.