Você conhece o Cordeirinho Angelito?

Neste mês de Julho, a Igreja Particular de Lorena convida os fiéis a meditarem sobre a responsabilidade e participação na comunidade de fé através da contribuição do dízimo.

E seguindo as indicações do Documento 106 da CNBB, o Mês do Dízimo deste ano quer ensinar nossas crianças por que o dízimo não é assunto só de gente grande! A partilha e generosidade também devem ser motivadas no processo de evangelização infantil.

Agora a criançada vai aprender sobre a importância e o significado do dízimo na comunidade de fé com o seu mais novo amigo, o Cordeirinho Angelito, mascote do Dízimo Mirim da Diocese de Lorena!

A pastoral do dízimo, forma a consciência, ensina o despojamento, provê recursos, e é solidária com as pessoas, assegurando as condições para a celebração digna do mistério pascal, da evangelização, da catequese, da promoção da vida e do cuidado com os pobres. Para ela, ser dizimista é ser Igreja viva e consciente que pratica a Palavra e Deus.

Durante o mês Julho, todos os fiéis são chamados a meditar e rezar sobre essa experiência de fé e agradecimento por todos os dons concedidos por Deus ao longo da caminhada. Sobretudo, não se trata apenas de recursos financeiros, mas da vivência, despertando o sentido de pertença e participação na comunidade cristã. Dízimo é uma prática de devolução, gratidão, pertença e amor a Deus.

A CNBB no documento 106 – apresenta as 4 dimensões do dízimo.

PRIMEIRA – DIMENSÃO RELIGIOSA

É um ato de FÉ – fruto da espiritualidade Cristã.

É uma abertura a graça e a confiança nas promessas de Deus e nas bênçãos de Deus para quem é dizimista. ( Rm 4,18-25)

Sem fé ninguém é dizimista.

—————————

SEGUNDA – DIMENSÃO ECLESIAL – IGREJA

É na Igreja que fazemos essa experiência de Fé, Nela nos encontramos com Deus e com os irmãos.

Nós sabemos que Igreja somos todos nós, pelo batismo, mas agora faço menção ao Templo físico – O dízimo para manter as estruturas que são muitas: reformas, restauros, construções, funcionários, setor jurídico, contábil, cúria, seminários, água, luz, telefone, internet, objetos litúrgicos, enfim toda estrutura necessária para a Evangelização.

TERCEIRA – DIMENSÃO MISSIONÁRIA

Ide – Ao encontro dos batizados afastados, e ao encontro das ovelhas que ainda não conhecem a Cristo e a sua mensagem de salvação.

A missão é imensa. Mas a alegria é muito maior.

QUARTA DIMENSÃO CARITATIVA

Já no AT – Deus ordenou, pela Lei de Moisés, que o Povo da Aliança, cuida-se dos 3 grupos sociais que sofriam: Viúvas, órfãos, estrangeiros (Dt 24, 17-22).

Hoje nós ajudamos de diversas maneiras, inclusive através dos projetos sociais da Cáritas Diocesana.

Você que é dizimista, sinta-se corresponsável pela Igreja nas 4 dimensões.

—————————

A Pastoral do Dízimo procura envolver todas as pastorais da paróquia, os movimentos, os serviços e as novas comunidades, porque cuida de todas as pastorais, comunidades e, principalmente, das pessoas.
Obrigado a você que faz parte da Coordenação Diocesana da Pastoral do Dízimo, da Coordenação Setorial, Paroquial e a todos os dizimistas.
Queira Deus que tenhamos um mês abençoado, e com as reflexões propostas, possamos resgatar o verdadeiro sentido do dízimo conforme orienta a Palavra de Deus.

Muitas bênçãos!

Dízimo não é pagamento é PALAVRA DE DEUS.

2 Coríntios 9,6-10

¨Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras¨.

Lorena, 01 de julho de 2023.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Lorena/SP