Vocação: Graça e Missão

Irmãs e Irmãos,

Paz e Benção do Senhor!

No último sábado, 19 de novembro, às 16h00 na Catedral, iniciamos o terceiro Ano Vocacional na Diocese de Lorena com o tema “Vocação: Graça e Missão” em uma Celebração Eucarística que contou com a participação dos agentes da Pastoral Vocacional da Diocese e representantes dos movimentos, serviços, associações, consagrados, ministros ordenados e fiéis comprometidos com a Evangelização.

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade.

Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que deverá ser celebrado até a Festa de Cristo Rei de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil.

O Ano Vocacional que iniciamos dará continuidade a um processo iniciado em 1983, quando foi celebrado o primeiro ano vocacional do Brasil. Naquela oportunidade, a iniciativa favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formação das vocações. O Ano Vocacional deve tratar da vocação no seu sentido mais profundo e mais abrangente, pessoal e comunitário. Deve promover com muita clareza a identidade das mais diversas vocações específicas na Igreja, pois somos um povo de vocacionados. Deve, ao mesmo tempo, superar tanto uma visão reducionista, clericalista de vocação, como iluminar que a vocação pessoal e Igreja são inseparáveis, mesmo que Deus nos chama pelo nome.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Conforme o Documento Final de nº 78, o tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” ( Mc 3, 13-19), ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é sensibilidade ao apelo, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade de entrega generosa.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo. Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus e seja uma oportunidade para que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária.

Lorena, 21 de novembro de 2022.
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.