Aprendendo com a coroa do Advento

Irmãs e Irmãos,

Paz e bênção do Senhor!

Dado que alguém me perguntou sobre o sentido da coroa de Advento, aproveito dessa oportunidade para fazer este pequeno comentário.

O Advento é um tempo de espera e preparação para celebrarmos bem o Natal do Senhor e nos prepararmos para a Segunda Vinda de Cristo, a Parusia;  termo adventum, que significa vinda ou chegada. A coroa do Advento tem a sua origem na tradição pagã europeia que consistia em acender velas durante o inverno para representar o fogo do deus sol, para que voltasse com a sua luz e calor durante o inverno. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas, partindo dos seus costumes para lhes ensinar a fé católica. A coroa é formada por uma grande variedade de símbolos:

A forma circular

O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e sem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.

Os galhos verdes

Verde é a cor da esperança e da vida e Deus quer que esperemos a sua graça, o perdão dos pecados e a glória eterna no final das nossas vidas. Chegar a uma união mais estreita com Deus deve ser desejo mais importante na nossa história.

As quatro velas

As velas fazem-nos pensar na escuridão provocada pelo pecado que cega o homem e nos afasta de Deus. Depois da primeira queda do homem, Deus foi dando pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o universo como as velas a coroa. Assim como as trevas se dissipam com cada vela que acendemos, os séculos foram se iluminando cada vez mais com a chegada próxima de Cristo ao nosso mundo. São quatro velas que se colocam na coroa e acendem de uma em uma durante os quatro domingos de advento no início da santa missa ou ao fazer a oração em família, na Igreja doméstica.

As maçãs vermelhas que enfeitam a coroa representam os frutos do jardim do Éden com Adão e Eva que trouxeram o pecado ao mundo, mas receberam também a promessa do Salvador Universal.

A fita vermelha representa o nosso amor a Deus e o amor de Deus que nos envolve.

Nos domingos do Advento a família ou a comunidade eclesial missionária se reúne ao redor da coroa do advento. Depois, lê-se a Bíblia e alguma meditação. A coroa pode ser levada ao templo para ser abençoada pelo sacerdote.

O tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa, este ano começa no dia 27 de novembro e termina no dia 24 de dezembro.

Quem espera, prepara!

Boa caminhada e muitas bênçãos!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.