Viver a consciência do Dízimo

É com muita alegria e esperança que venho apoiar o Mês Especial do Dízimo 2022, que tem como tema ¨ O dízimo na iniciação à vida cristã: conscientizar, compreender e vivenciar¨.

O Documento 106 da CNBB – O dízimo na comunidade de fé – propõe que a conscientização sobre a importância e o significado do dízimo aconteça já no processo da iniciação à vida cristã. Assim encontramos no parágrafo 41: ¨Recomenda-se que a conscientização sobre o dízimo faça parte da iniciação à vida cristã, para que a todos seja dada a oportunidade de compreendê-lo bem e de contribuir generosamente. Nisso, a catequese tem uma importância singular¨.

A Campanha que a nossa diocese realiza neste Mês do Dízimo 2022 pretende estimular nossos agentes de pastoral e catequistas a inserir, no processo catequético, o tema do dízimo e sua relação com a Palavra de Deus.

Conscientizar,  o fato de em todas as paróquias ter essa pastoral nos anima e instiga. Não se trata de “cobrar” ou “exigir”, mas de levar a todos à experiência da partilha, da responsabilidade e do cuidado com a comunidade. É verdade, todos precisamos avançar, sobretudo, em preencher as exigências das dimensões que animam a Pastoral do Dízimo.

Compreender, porque tudo recebemos do Pai das misericórdias, e somos chamados a dar de graça o que de graça recebemos. É bem verdade que uma compreensão dessa gratuidade exige uma intimidade forte com Deus, alimentada sempre pela oração pessoal e familiar, fortificada na participação na Eucaristia, sempre na dinâmica da comunidade eclesial missionária.

Vivenciar, é a reposta de amor ao amor recebido. Nunca a vivência cristã deve ser fruto do medo de rechaço da parte de nosso Deus diante de uma negativa de nossa parte. Deus é plenitude de amor e por isso, seu amor não desaparece nunca, não esmorece, mas é firme, eterno e cheio de esperança na nossa conversão. 

Agradeço a Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo, pelo Roteiro Celebrativo do Mês Especial do Dízimo 2022, que servirá de auxílio e referência aos agentes de nossas comunidades paroquiais. Nele se encontram, inclusive, as três canções ganhadoras do Concurso  de Composição Musical do ano passado, disponibilizadas no novo site da Diocese de Lorena.

Queira Deus, que o Mês Especial do Dízimo,  feito de modo presencial, com todos os cuidados, nos leve a assumir o compromisso “O dízimo na iniciação à vida cristã: conscientizar, compreender e vivenciar”.

Muitas bênçãos!

Dom Wladimir.