Restauração da torre concluída!

TRABALHO DE RESTAURO DO CORUCHÉU DA TORRE DA CATEDRAL

(Coruchéu é o remate piramidal ou cônico de uma torre ou de um campanário)

Desde 2017 a Catedral Diocesana de Lorena, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, vem passando por importantes manutenções e restauros. Os trabalhos são realizados por etapas, de acordo com o grau de urgência/importância. Quem define as etapas é a comissão de construção e conservação da Catedral- CCC; composta por um Doutor em Arquitetura, duas arquitetas, um advogado, a tesoureira paroquial, uma bancária aposentada e dois empresários. Estes leigos auxiliam o Cura da Catedral, Padre Rodrigo Fernando Alves, nas decisões e definição das etapas e prioridades.

Naquilo que toca questões ligadas a restauração a CCC vem contando com a assessoria da restauradora Claudia Rangel e de sua empresa; Claudia tem um currículo respeitado, onde se destaca entre seus muitos trabalhos o restauro da Matriz Basílica de Aparecida, em Aparecida- SP, e o Santuário São Benedito, Lorena-SP. Como os recursos são limitados e provenientes exclusivamente da doação de fiéis e das promoções realizadas pela paróquia Nossa Senhora da Piedade, tudo precisa ser bem planejado.

Veja abaixo o processo de restauro em fotos:

Mais uma etapa importante foi concluída recentemente: o restauro do coruchéu!

Sobre a conclusão do restauro do Coruchéu a restauradora Claudia Rangel nos noticiou: “Os trabalhos do coruchéu estão encerrados. Foram executados os seguintes serviços: – Remoção do assoalho deteriorado de madeira do coruchéu e confecção de outro; – Reforço estrutural com pranchão; – Transporte do material estrutural; – Limpeza e lixamento das réguas de madeira; – Aplicação de desinfestante; – Vedação de todas as gretas e fissuras; – Estucamento das aberturas com tarucel / P.U, aplicação de cupinicida e pintura com duas demãos de verniz osmocolor (hidrorrepelente); – Troca de algumas réguas e caibros de madeira; – Aplicação de convertedor de ferrugem e pintura com duas a três demãos de esmalte sintético fundo e acabamento; – Confecção de uma nova porta de saída com vedação de borracha; – Confecção de algumas telhas de ardósia para recomposição; – Limpeza e aplicação de antioxidantes nas chapas metálicas; – Vedação dos furos das chapas metálicas; – Vedação das gretas dos rufos; – Limpeza da calha e desobstrução do condutor pluvial; – Lixamento de toda a parede externa da torre; – Remoção da vegetação incrustada e aplicação de herbicidas”. E acrescentou: “Vou providenciar também um relatório escrito com estas mesmas informações”

No dia 02.09.2020, os arquitetos voluntários da Comissão de Construção e Conservação da Catedral, Prof. Dr. José Ricardo Farias, Natasha Penque Scapini e Tatyana Belini, se reuniram com Claudia e puderam conversar sobre este trabalho que foi concluído, visitaram o Coruchéu; também viram os trabalhos na estrutura muraria externa (reboco), que está em andamento.

A recuperação da estrutura muraria vem sendo feita com traçado de reboco adequado ao tipo existente na Catedral. Os arquitetos também levaram até Claudia o pedido do padre Rodrigo, que ela prepare a proposta de restauro da próxima etapa a vir. Em breve divulgaremos qual será a próxima etapa no cronograma de restauro. Adiantamentos que, se Deus quiser, se der certo, virá uma etapa lindíssima pela frente! Que trará muita alegria aos lorenenses. Que Nossa Senhora da Piedade rogue para que tudo dê certo!

Veja abaixo mais fotos da restauração da torre:

Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Piedade / Catedral Diocesana de Lorena.

Acesse a Página da Catedral Diocesana de Lorena: Facebook – <<catedrallorena>> e Instagram – <<catedrallorena>>.