Processo de Escuta

RESULTADO FINAL

ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

Sua contribuição é muito importante, queremos ouvir você!

Durante os dias 21 a 28 de novembro de 2021, na Cidade do México (América do Norte), vai acontecer a Assembleia Geral para América Latina e do Caribe, evento este que tem como principal objetivo relembrar o que aconteceu na 5ª Conferência Geral de Aparecida (2007).

Como discípulos missionários, reunidos sinodalmente na 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, relembraremos o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplando contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos têm uma vida plena e nos novos caminhos para 2031-2033 (asambleaeclesial.lat).

A Igreja Católica no Brasil representada pelos Bispos, em suas Dioceses e Arquidioceses, com a presença e a participação do Povo de Deus, segue o pedido do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, promovendo nas Igrejas Particulares (Locais) um importante processo de escuta de todas as pessoas (Leigos e Leigas, Padres, Movimentos e Pastorais) como meio de participação para escutar e discutir, resgatando valores e questões que encontram-se tão presentes no Documento de Aparecida (VER-JULGAR-AGIR).

Nos meses de julho e agosto, a Diocese de Lorena (SP), por meio das plataformas digitais, através de um questionário, criou a oportunidade de participação no processo de escuta. Paróquias, Santuários, Comunidades de Fé, Pastorais e Movimentos, Grupos, Sacerdotes e Leigos(as) colaboraram com suas contribuições. O Conselho Diocesano de Pastoral, coordenado pelo Assessor, Pe. Anderson Sousa, apresenta a conclusão desse processo e suas respectivas respostas.

Resultado Final do processo de escuta da nossa diocese para Assembleia Eclesial

A) Igreja, direitos humanos e bem comum – Vivemos em um mundo marcado pela violência, por conflitos, divisões e problemas ambientais. Diante dessa situação, responda: 1) Quais os principais problemas que estão presentes nos relacionamentos pessoais, na vida social e nas questões ambientais?; 2) O que a Igreja tem feito em relação a esses problemas?

Os principais problemas presentes são: egoísmo, individualismo, consumismo e falta de compromisso (engajamento). Nas questões ambientais a sugestão: criação da Pastoral da Ecologia. Criar pastorais sociais (fortalecer as que já existem).

B) Igreja e participação – Muitas pessoas não participam da Igreja e fazem sérias críticas a ela. Diante dessa situação, responda: 1) Por que nem todos os batizados participam da vida da Igreja e chegam até a afastar-se dela?; 2) Que ações a Igreja tem desenvolvido para enfrentar e superar esse problema?

Porque nem todos batizados não participam da Igreja: falta de acolhida do padre, centralização, tradicionalismo, contra testemunho da liderança. Escola da Fé (formação permanente para liderança – CPP) e criar grupos MISSIONÁRIOS. Igreja em saída. Trabalhar bem o MÊS MISSIONÁRIO.

C) Igreja, cultura e religiões – Um mundo e religiões sem compromissos e responsabilidades e que fogem da cruz atraem mais as pessoas. Diante dessa situação, responda: 1) O que as pessoas procuram em outras Igrejas, religiões e na sociedade materialista que não encontram na Igreja Católica?; 2) Quais as principais iniciativas da Igreja em relação a essa questão?

O que as pessoas procuram em outras Igrejas: acolhida, linguagem compreensível (Homilia bem preparada com ideias claras), cura, prosperidade. As pessoas querem ser ouvidas e atendidas. Sugestão: criar a Pastoral da ESCUTA, Pastoral da ACOLHIDA. Descobrir “NOVAS” linguagens e ‘MÉTODOS” para evangelizar. Incentivar e criar ações missionárias (Pastoral Familiar, Dízimo, Crisma). Desenvolver mais trabalho com as crianças (Missa com as Crianças).

D) Igreja e futuro – A Igreja existe como enviada para evangelizar e se ela não cumprir sua missão, não precisa mais existir. Diante dessa situação, responda: 1) Que iniciativas podemos desenvolver para termos uma Igreja missionária, que promova a volta dos afastados e excluídos da vida da comunidade, atraia a juventude e como usar de modo adequado as novas tecnologias?

Temos poucas iniciativas. Sugestão: criar um setor Juventude (Diocesano), promover atividades musicais, teatros para evangelizar. Criar uma missa para os JOVENS. Fortalecer a Pascom com formação e investir nas ferramentas tecnológicas. Fortalecer os grupos de jovens já existentes. Criar espaços de evangelização nas redes sociais (Facebook, Instagram e Sites). Criar eventos nas redes sociais para alcançar a juventude!

Uma vez concluído o processo de escuta, durante o mês de setembro, o organismo do evento passará para a fase da elaboração do “Documento para o Discernimento”.  Segundo o site da CNBB, os trabalhos continuam a todo vapor, e após o término dessa fase inicial, eles prosseguirão para os trabalhos à realizar pelas Equipes de Animação Pastoral da Assembleia nas Conferências Episcopais.

A Diocese de Lorena realizou uma Live sobre a “Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe” com a intenção principal de apresentar a importância dessa assembleia e contou a participação de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Diocesano de Lorena (SP), e também com a explicação do Assessor da Pastoral Diocesana, Pe. Anderson Sousa e convidados, Elizabete Cordeiro e Mauro Rocha. Se você não assistiu e/ou perdeu a Live, você tem a oportunidade de acompanhar através do link: Live – “Assembleia Eclesial da América Latina”.

Para mais informações, curta e siga as nossas Redes Sociais:

Diocese de Lorena

A tecnologia a serviço da evangelização!

Facebook I InstagramYouTube I Flickr