Pe. Anderson Sousa toma posse como novo Reitor do Seminário Diocesano

Numa Missa celebrada com a presença de poucos convidados, devido à Pandemia, o novo Reitor do Seminário Diocesano de Lorena, Pe. Anderson Sousa, tomou posse ontem, 05/02 (sexta-feira). Ele concedeu uma entrevista exclusiva para a Pascom Diocesana que você pode encontrar logo abaixo.

Pascom: Como surgiu a sua vocação e como foi seu processo de discernimento?

Pe. Anderson: Olha, a minha vocação sacerdotal eu fui descobrindo no serviço ao altar. Eu já frequentava a paróquia da Imaculada Conceição na cidade de Cruzeiro e fui convidado para ser acólito. A partir desse convite, passei a servir o altar. E neste serviço ao altar próximo ali da eucaristia, próximo do padre eu fui sentindo então um desejo de discernir a vocação. Resolvi entrar para o seminário para um discernimento diante daquilo que eu vinha sentindo após esse serviço como acólito.

Pascom: Quais aspectos significativos do seu tempo de formação para o sacerdócio podem ser destacados?

Pe. Anderson: Meu processo de formação no Seminário Diocesano de Lorena começou em 2007 e foi até 2014. Então foram sete anos de formação. O principal foi a formação espiritual e pastoral. A importância do padre ter vida de oração, ser um homem de Deus e também a importância do padre diocesano como construtor da comunidade. O seminário me deu esses dois aspectos fundamentais: ser homem de Deus e homem da comunidade.

Pascom: Como o Senhor acolheu o convite para essa nova missão da reitoria do seminário diocesano?

Pe. Anderson: Diante desse convite que me foi feito pelo nosso bispo Dom Vladimir, confesso que primeiramente foi um susto, uma surpresa, mas ao mesmo tempo o meu coração se encheu de esperança diante de uma nova missão que me estava sendo confiada. Então eu prontamente disse SIM ao nosso Bispo, mas ciente das minhas limitações, dos desafios atuais, sobretudo com a formação de novos padres. O próprio Espírito Santo foi aquietando o meu coração diante desse desse novo que agora que se apresenta pra mim.

Pascom: Como o senhor acredita que deva ser a formação daqueles que se candidatam ao presbiterato?

Pe. Anderson: Já fui seminarista durante sete anos e acredito hoje, para os nossos tempos é fundamental trabalhar a vida comunitária dos seminaristas. Também é importantíssimo moldar a espiritualidade dos jovens, porque sem  oração o jovem não vai conseguir discernir o chamado. Então nós precisamos trabalhar a espiritualidade no seminário, a vida de comunidade, preparar bem para a pastoral. Padre é aquele que está no meio do povo para servir. Então oração, vida de comunidade pastoral. São três aspectos importantíssimos na formação atual.

Pascom: Qual é a sua expectativa ao assistir essa nova missão?

Pe. Anderson: Diante do novo, diante do desafio, primeiramente ficamos surpresos. Diante do novo há um certo receio em nosso coração. Ao mesmo tempo o Espírito Santo nos dá a Graça e vai fortalecendo-nos, enchendo nosso coração de fé, de esperança. O novo nos desafia, o novo nos desinstala, mas também nos torna pessoas maduras. Então eu creio que Deus está comigo, creio que não faltará a Graça de Deus e nem a presença de Maria, Mãe dos Sacerdotes. É ela que intercede por cada um de nós, sobretudo pelos padres.

Toda a nosso Diocese reza e pede a Deus e a Nossa Senhora que guie o Pe. Anderson nessa nova missão de formar sacerdotes preparados para o serviço.

Veja mais fotos da Celebração no nosso Flickr, só basta clicar no link:

Pascom Diocesana