Pastoral da Sobriedade: “uma boa conversa pode ser um bom começo.”

Com grande alegria informamos que, na data de 01 de junho, no salão paroquial de Nossa Senhora Aparecida, no município de Cachoeira Paulista realizamos a abertura das reuniões da Pastoral da Sobriedade. A Pastoral da sobriedade é a ação da Igreja na prevenção e restauração da dependência química e outros tipos de dependência. As reuniões são semanais e gratuitas, com a participação da família e dos dependentes.

Durante as reuniões estaremos respeitando as regras de prevenção do Coronavírus mantendo a atenção as regras sanitárias, sendo permitido somente a entrada com o uso de máscara, mantemos o distanciamento físico e disponibilizamos álcool em gel.

Nessa primeira reunião tivemos a participação do Coordenador diocesano Reginaldo e várias famílias da comunidade, cerca de 30 pessoas, assim como acompanhantes, pessoas dependentes químicas e alcoólatras, pessoas essas que iniciamos a vivência dos 12 passos. A nossa pretensão é que ao iniciarmos o novo ciclo dos doze passos da sobriedade venhamos a fazer uma maior reflexão sobre cada um dos passos.

A Pastoral da Sobriedade é uma instituição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 1998, a 36ª Assembleia Geral da CNBB aprovou por unanimidade a criação da “Pastoral Da Sobriedade”. Este é o papel especial da igreja ao lidar com problemas sociais, como álcool e abuso de drogas. Trata-se de uma atividade dirigida, que prega sistematicamente com os diversos grupos da comunidade, comunica-se com outras pastoral e movimentos e trabalha de maneira organizada e metódica.

Para aqueles que ainda não conhecem a Pastoral da Sobriedade e os grupos de auto-ajuda por ela formados, estes se caracterizam em encontros semanais que auxiliam as famílias e seus dependentes a lidar com a problemática da dependência química e outros tipos de dependências. Nestes encontros, orientados pelo coordenador, refletimos sobre textos bíblicos e partilhamos sobre a nossa vida e dificuldades.

A pastoral propõe a vivência diária que tenta levar o dependente à conversão, promovendo a dignidade das pessoas e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária.

O participante faz a redescoberta de si mesmo e de sua autoestima, numa experiência individual com Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando a fé e vida.

Nesse primeiro momento foi abordado o tema “Sobriedade e Paz”

Esta semana vivenciamos o 9° Passo do 5° Ciclo do Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade:

ORAR E  VIGIAR”Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos.

Dá-me a Tua Paz.”

PALAVRA : Filipenses 4,4-9

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!

Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade.

O Senhor está próximo.

Não vos inquieteis com nada!

Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.

E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.

Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.

O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.”

PERGUNTA:

Como é para você experimentar a Paz de Cristo?

A Pastoral da Sobriedade da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Cachoeira Paulista ,da Diocese de Lorena convida você para participar das nossas reuniões acontece todas as quintas – feiras, às 19:00 horas no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no endereço Rua: José R: Casemiro Pinto Jr, nº 300 – Parque Primavera em Cachoeira Paulista/SP.

Para mais informações entre em contato com o Coordenador Rogério.

Contato: (12) 2102 – 1507

WhatsApp (11) 98953 7217

“Uma boa conversa pode ser um bom começo”

Serviço aberto para a toda população e totalmente gratuito! Cole o link externo: