O caminho ao Céu “sobe para baixo”

Paz e bênção. O caminho ao Céu “sobe para baixo”.

Fl 2, 5-11 – S. Paulo reza a vida de Jesus Cristo: de um movimento descendente temos um movimento ascendente. Cristo, ‘existindo em forma divina’, se despoja. Como? ‘Assumindo a forma de escravo e tonando-se semelhante ao ser humano’. Mas a descida ainda não terminou. Depois deste esvaziamento, Cristo ‘se humilha, fazendo-se obediente até a morte’. O tipo de morte constitui mais um passo para baixo: morte de cruz, com tortura.
Deste ponto mais fundo, se inicia uma ascensão: o primeiro passo: ‘Deus o exaltou acima de tudo’. O segundo: ‘Deus lhe deu um nome acima de todo nome’. O terceiro: ‘para que toda língua confesse: ‘Jesus Cristo é o Senhor’.

Qual é a relação entre a descida e a subida? São Paulo liga os dois movimentos pelas palavras ‘Por isso’. Quer dizer, Deus Pai exaltou sobremaneira seu Filho, exatamente, porque este Filho se humilhou e se fez obediente ao projeto do Pai para a salvação do mundo. A exaltação do Filho é a exultação do Pai na redenção de todos nós, realizada pela obediência do Filho. Jesus convida a participar nesta descida e subida e assim contribuir ao mistério da salvação: ‘Quem se humilha, será exaltado’ (Lc 18,14). Aceitamos?

Bom dia. Abraço.