O bispo é um servidor, não um príncipe

Paz e bênção. O bispo é um servidor, não um príncipe.

Papa Francisco, hoje: Bispo, humilde, piedoso e não príncipe. Na homilia da Missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco traçou o perfil do bispo, comentando a Carta de São Paulo apóstolo a Tito, no dia em que a Igreja faz memória de São Josafá, bispo e mártir. Trata-se de especificar nos mínimos detalhes a figura do bispo; definir os critérios para colocar a Igreja em ordem.

Diz São Paulo a Tito: “É preciso que o epíscopo seja irrepreensível, como administrador posto por Deus. Não seja arrogante, nem beberrão ou violento, nem ávido de lucro desonesto. Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, continente e disciplinado, e de tal modo fiel à fé verdadeira, conforme o ensinamento transmitido, que seja capaz de aconselhar segundo a sã doutrina e também de refutar quando a contradizem” (Tt 5-9).

Bom dia. Abraço.