Jesus, mostra-nos o Pai!

Paz e bênção. Jesus, mostra-nos o Pai!

Na pessoa, na vida, no rosto humano de Jesus, se reflete a face do Pai. Tal pai tal filho! O totalmente Outro se tornou totalmente próximo, o relacionamento que existe entre Jesus e o Pai é o que deve existir entre nós. É neste relacionamento que o Pai nos quer introduzir, para que possamos também nós reproduzir na história o que Deus vive na glória – Jo 14, 7-14.

Com o seu ‘ir-se embora’ Jesus se revela definitivamente caminho, verdade e vida: o caminho para alcançar Deus, verdade e vida do homem. Se antes o Mestre estava conosco, agora está em nós, mediante a fé e a oração, o amor e o dom do Espírito. Esta é a sua nova presença, que realiza a grande promessa: é a nova aliança entre Deus e o homem, que vai além da própria morte, em comunhão com o Senhor mediante o seu Espírito que está em nós (vv.15-31).

Para Felipe, que lhe pede para mostrar o Pai, princípio e fim de todo caminho, Jesus responde que quem viu a ele, viu o Pai. Na verdade, toda a sua vida de Filho é ‘exegese’ do Pai que ninguém jamais viu (1,18). O modo no qual ele viveu a fraternidade nos nossos relacionamentos, nos faz ver que temos origem comum e que Ele é o Filho, rosto do Pai (vv.8-9). Através de suas obras e de suas palavras, Deus se comunica para nós como amor entre Pai e Filho. Por isto também nós faremos obras como as suas, até ainda maiores, exatamente porque ele, tendo voltado ao Pai, nos doa o seu Espírito (vv. 10-12).

Em síntese: com a partida de Jesus começa o nosso retorno para Ele. O ‘seu mandamento’ nos doa a possibilidade de ir onde Ele foi, para estar onde Ele está.

Bom dia. Abraço.