Evangelizando através do presépio

Irmãs e Irmãos,

Paz e Benção do Senhor!

Estamos nos aproximando do Natal é hora de prepararmos o Presépio em nossas casas, igrejas, vitrines, ambientes de trabalho, de estudo, jardins e praças. O presépio não é um mero objeto de decoração natalina, nem uma simples tradição cultural, pelo contrário: o presépio é uma devoção e um meio artístico de evangelização que desperta em nós um amor mais ardente por Deus e ajuda nossas crianças a conhecer nossa fé. É um processo de transmissão da fé muito eficaz.

O Papa Francisco já escreveu para a Igreja a bonita carta apostólica Admirabile signum, incentivando as famílias para prepararem um belo presépio, nas semanas que antecedem o Natal, e pede que esta prática nunca desapareça, e possa ser cada dia mais revitalizada.

O presépio, de fato, nos comove, porque manifesta a ternura de Deus. Ele, o Criador do universo, abaixa-Se até à nossa pequenez. Contemplando o presépio por alguns instantes, por si só, já é capaz de trazer um pouco de luz, mesmo a nossos dias mais sombrios. Quanto mais luz, quanto mais paz, se esta criança for o próprio Menino-Deus, nascido pobre e desprezado, chorando de fome e de frio, na palha de sua manjedoura. Vamos evangelizar através do presépio, pois enquanto não houver paz sobre a terra o Cristo não terá nascido realmente.

Exclamemos, com São Francisco de Assis, o criador do primeiro presépio: “Amemos o Menino de Belém!”.

Muitas bênçãos.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Lorena, 24 de novembro de 2022.