Advento: tempo de preparação e de olhar para além de nós mesmos

Irmãs e Irmãos,

Paz e Benção do Senhor!

Iniciamos solenemente o Tempo do Advento na Diocese de Lorena, no último domingo,  27 de novembro, às 10h00, na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Lorena, com uma concelebração Eucarística, com o Padre Odirlei, com diáconos, e devotos de Nossa Senhora das Graças.

É advento! Ano Novo na Igreja. Celebramos um novo começo, preparação ao nascimento de Jesus, o Filho de Deus, e também, nos preparamos para sua nova vinda.

A Comunidade Eclesial Missionária também está preparada para esta época: os paramentos roxos nos convidam para a reflexão, a coroa de Advento nos auxilia a caminhar com esperança por estas quatro semanas que antecedem o Natal, a novena celebrada em família nos ajuda na reconciliação e a sermos solidários com as famílias que sofrem ao nosso lado. Este é um tempo de reflexão sobre o sentido da nossa vida e também da nossa fé, pois ela nos ajuda no dia-a-dia. A leitura, a meditação da palavra de Deus, a oração pessoal e comunitária, ajudam a olhar para além de nós mesmos, do que se vê e muitas vezes do que nos prende, colocando-nos numa atitude de escuta.

O tempo do Advento nos convida a preparar nossos corações para uma fé movida pelo amor e não por interesses ou retribuição. Servimos e amamos porque Deus nos amou primeiro. É para isso que o Advento quer nos preparar. No mundo capitalista somos educados a agir conforme a lei que diz: o que é que eu vou ganhar com isso. Porém, Deus inverte esta lógica individualista e egocêntrica ao chamar pessoas a servirem com gratidão e generosidade no coração. Pessoas que se doam sem a eterna visão e lógica da retribuição.

O Advento é um importante tempo de preparação, pois quem espera prepara, de se preparar para receber o amor de Deus, um amor que convida as pessoas para confiar no Deus-Emanuel e servir com alegria uns aos outros. No tempo do Advento refletimos com amor e admiração sobre a vinda do Messias, do Salvador. Faz parte, desta reflexão, lembrar que Deus escolheu pessoas para que o Messias, o Enviado de Deus, pudesse vir ao mundo. Deus preparou sua vinda, sua chegada, cuidadosamente, com amor e misericórdia. Convidou e chamou pessoas para lhe auxiliarem: Anjos, Maria e José e tantos outros. Advento, portanto, nos lembra que: Deus nos serve em amor, isto é, de forma livre, gratuita, sem exigir retribuição. Assim também Maria compreendeu sua missão e decidiu servir. Ao convite de Deus Maria diz: Eis- me aqui Senhor, sou tua serva, que se cumpra em mim segundo a tua palavra (Lucas 1,38). Maria ouve e se coloca a serviço do Senhor.

Irmãs e Irmãos, façamos deste Advento uma oportunidade para fortalecermos ainda mais a nossa fé em Deus que vem nos servir em amor no Natal. Um Deus que deseja contar conosco para que a sua obra salvadora toque e transforme cada dia mais pessoas para a santidade. Pois assim como Maria se coloca humildemente a disposição do Senhor, muitos também o fazem com amor e gratidão no coração.

Agradeço a Deus, pois assim como Maria se doa sem reservas a bonita obra salvadora de Deus, também uma multidão de pessoas: padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas, leigos consagrados, batizados e crismados, o fazem na comunidade e em tantas outras instituições e locais de trabalho.

Queira Deus que possamos nos preparar bem para o Santo Natal que se aproxima. Que Nossa Senhora Das Graças a qual confiamos nossa caminhada rumo ao Natal, nos faça merecedores da graça de seu Divino Filho.

Que o Senhor de Todas a Graças abençoe você e sua família!

Dom Joaquim Wladimir Lope Dias.

Lorena, 28 de novembro de 2022.