“EIS-ME AQUI, ENVIA-ME” (Is 6,8)

Com o tema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), Pe. Murilo Sérgio Pereira, Assessor para o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de nossa Diocese em entrevista com a coordenadora diocesana, Sagramor Ceccato, e equipe da Pascom, nos fala sobre a relevância do mês de outubro ser dedicado às missões,  pela Igreja no Brasil. Acompanhemos a seguir!

OUTUBRO – MÊS MISSIONÁRIO NA IGREJA

Padre Murilo Sérgio é uma alegria falar contigo! O tema da nossa entrevista é a missão da Igreja. Muitas atividades foram programadas  nos convidando a participar, a celebrarmos o mês dedicado às missões. Ainda recente tivemos uma Live de Lançamento da Campanha Missionária feita através do Facebook, uma linda Missa de Abertura no Santuário de Aparecida transmitida pela TV Aparecida, e várias atividades promovidas pelo COMIDI em várias comunidades do Brasil.

1. O senhor como parte integrante do COMIDI, nos fale sobre a importância  missionária na Igreja e os trabalhos efetuados aqui em nossa Diocese.

Jesus Cristo veio até nós como o Missionário do Pai : “a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou” (Jo 14, 24). Ele nos envia: “Ide pelo  mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16, 15). Após Pentecostes, os discípulos foram anunciar (At 2, 14s…)! A Igreja nasce de sua essência missionária. Espalha-se e continua fiel à sua essência missionária. Iniciamos o mês de outubro, consagrado à Santa Terezinha, padroeira das missões, pois na sua vida de clausura, ela rezou incansavelmente pelos missionários, aos quais , escrevia cartas de ânimo e consolo.

Em nossa Diocese de Lorena, algumas Paróquias tem desenvolvido um trabalho missionário, devido ao Covid-19, utilizando-se de “lives” reflexivas a respeito da dimensão missionária da Igreja, algumas indo ao encontro dos irmãos anunciando a Palavra e as maravilhas do Evangelho, através dos meios de comunicação, rádio e as redes sociais.

2. A pandemia da Covid-19, nos fez rever nosso modo de levarmos adiante a missão de evangelizar.  As redes sociais abriram um caminho antes navegado por poucos. O beato Carlo Acutis foi um dos primeiros jovens a ter este olhar mais atento, tornando-se um “digital influencer” (influenciador digital) na arte de evangelizar, cativando inúmeros jovens como ele a encontrar-se com Jesus Cristo.  O senhor acha que as redes sociais vieram para ficar para despertar na juventude o ardor missionário?

Redes Sociais! Que presente maravilhoso! A Igreja sempre soube utilizar dos presentes doados por Deus, através da inteligência humana. O Rádio! Como foi utilizado e continua sendo no processo evangelizador-missionário! A TV, completando 70 anos neste ano de 2020 – que benção! No Brasil temos 5 redes católicas a serviço da proclamação da Boa Nova do Evangelho.

Carlo Acutis, beato, século XXI, soube muito bem utilizar das Redes Sociais e despertar muitos jovens para a fé. Assim como o Rádio e a TV, as Redes Sociais nos são apresentadas também para despertar o ardor missionário. Com Santa Terezinha, rezemos incansavelmente, pera que os novos evangelizadores, saibam utilizar das Redes Sociais. Neste tempo de pandemia do Covid-19 já tem sido muito utilizado.

3. Quais os desafios que deveremos enfrentar pós-pandemia?

“Pós-Pandemia”, devemos olhar com o mesmo olhar do “Pós-Guerra”. Tempo de reconstrução! À exemplo dos judeus que voltaram do exilio da Babilônia com a missão da reconstrução da nação judaica e do Templo de Jerusalém, nós somos convidados, hoje, assim que for descoberta a vacina e estiver ao acesso de nossa população, a levantar nossas cabeças e cada um assumir a missão de verdadeiro cristão. Vaticano II, as Assembleias de nossos bispos da América Latina, culminando no  Documento de Aparecida já apresenta as pistas necessárias. Nosso Papa Francisco, também tem apresentado as tarefas que devemos assumir. Fraternidade, União, Coragem, Oração são palavras chaves que refletem as atitudes nossas no pós pandemia.

Agradecimentos:

Em nome da Pastoral da Comunicação da Diocese de Lorena agradeço a participação do Pe. Murilo Sérgio Pereira, que é Assessor da Comissão Missionária (COMIDI), contribuindo com uma rica partilha dos trabalhos e frente de missão da Igreja para o melhor desempenho dos trabalhos pastorais da nossa diocese. Obrigada de coração padre!

• Para mais informações sobre os trabalhos da COMIDI:

Pe. Murilo Sérgio Pereira – Assessor Diocesano da Comissão Missionária (COMIDI).

Maria Aparecida Oliveira – Coordenadora Diocesana – Tel.: (12) 98158-2403 I E-mail: cida.comvoceoliveira@outlook.com

Página no Facebook: <<COMIDI – Diocese de Lorena >>.