Dar banho ao coração e à alma. Com quê?

Paz e bênção. Dar banho ao coração e à alma. Com quê?

Onde podemos encontrar Jesus? Em lugares seguros, óbvios e de consenso? Talvez não. Jesus era encontrado nos problemas de fronteira da vida das pessoas, escutando os gritos da terra, nos encontros com os últimos, atravessando com eles os territórios das lágrimas e das doenças; onde chegava – nos vilarejos ou cidades -, levavam-lhe os doentes e suplicavam-Lhe poder, ao menos, tocar na orla de Seu manto. E os que o tocavam ficavam curados. Destas realidades vinha, sempre de novo, Jesus. Trazia nos olhos a dor dos corpos e das lamas, e a exultação incontida dos curados… E, agora, os fariseus querem fechar Jesus em pequenos ritos, como lavar ou não as mãos, assim… Parece ser o ainda hoje acontece, quando alguns querem apequenar nosso Papa Francisco, recolhê-lo no castelo!

Jesus reage firme: “hipócritas! Vós tendes o coração longe, longe de Deus e longe das pessoas”. Mc 7, 1-8.14-15.21-23. Cuidemos: nada de viver uma religião com o coração longe de Deus e longe das pessoas, um coração simplesmente e somente nutrido com práticas exteriores, de fórmulas e ritos; ritos que não sabem socorrer os órfãos e as viúvas (Tg 1,27).

O coração de pedra, distante e insensível é a doença que o Senhor mais teme e combate. O verdadeiro pecado, para Jesus, é a rejeição em participar da dor do outro.

Jesus propõe o retorno à uma religião da verdadeira interioridade, ao coração e ações que são do agrado do Pai. Ele nos deu o exemplo. Com tanto que fez e o tanto que tocou, nunca Seu coração esteve sujo e em desagrado do Pai. A caridade lava nosso coração e nossa alma: purifica. Paremos com os pré-julgamentos e preconceitos.

O que Deus fez é puro e bom, também o corpo da mulher e o corpo do homem. O impuro pode nascer no coração e na mente de alguma pessoa! Jesus bendisse a vida, o corpo e a sexualidade, que tantas vezes é associamos à impureza e ao pecado. O coração pode emporcalhar ou iluminar cada criatura. O mundo é bom e cheio de palavras de amor. Cuidemos para ter coração puro e olhos limpos!

Jesus quer distância das estruturas e formalismos vazios, que chama de ‘tradições dos homens’. Retornemos ao Evangelho e ao coração de Jesus, respiremos da Sua liberdade. Lavemo-nos de Jesus, com Suas Palavras. Mas esta ‘Boa-nova’ somente lava e torna puro quando escutada, acolhida e praticada. Maria fazia assim. Aprendamos de nossa Mãe Maria.

Abençoado Domingo. Abraço.