Cristo é o que Dele em mim arde e vivo.

Em momento de intimidade e de repouso meditativo, Jesus, aos seus escolhidos, dirige pergunta decisiva, que faz uma cisão, um corte em suas vidas. A resposta a esta pergunta desenhará um antes e um depois. Tudo dependerá da resposta. “Quem dizem vocês que eu seja?” Mc 8, 27-35.

Jesus busca amadurecer seus seguidores, crescer e amadurecer, pensadores da vida: valentes. As pessoas dizem muitas coisas. Isto Jesus sabe. “Mas vocês, o que dizem que eu seja?” Os Seus seguidores não serão repetidores do que os outros dizem. “O que você diz? Você que já caminhou comigo, escolhido por mim -, quem sou eu para você?” Jesus pergunta isso em clima de oração, de profundo encontro, num ambiente de amizade.

Esta pergunta é o coração pulsante da fé: “quem sou eu para você?” Atenção: Jesus não procura palavras, procura pessoas, discípulos, amigos que saibam se decidir por Ele. Jesus busca envolvimentos e comprometimentos consigo. É como se perguntasse: o que aconteceu a você quando me encontrou? É pergunta símile àquela que os enamorados fazem: que lugar tenho na sua vida, quanto valho para você? E os apaixonados respondem, com lágrimas nos olhos, “Você é a minha vida. Você é a minha mulher, você é o meu homem. Você é o meu amor”. Jesus não precisa e não quer opiniões de Si. Jesus quer saber se Pedro é enamorado, se Ele lhe abriu o coração.

Cristo é vivo somente se é vivo dentro. O nosso coração pode ser o presépio ou a tumba de Deus. Pode fazer grande ou pequeno o Imenso. Sim, porque o Infinito é grande ou pequeno na medida em que você Lhe fizer espaço em você, lhe dá tempo e coração. Deus não é o que digo dele, mas é o que dele vivo. Cristo não é minhas palavras, mas o que dele em mim arde. Sim, pois a verdade é aquilo que arde. Mãos e palavras e coração que ardem.

Na resposta preciso, ao menos implicitamente, colocar o adjetivo ‘meu’, como Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Um ‘meu’ que não diz propriedade, mas paixão; não apropriação, mas pertença: meu Senhor e meu Deus! Meu, como o é o respiro, sem o qual não viveria. Meu, como é o coração, sem o qual não existiria. Jesus Cristo me faz existir. Jesus Cristo me dá identidade.

Abençoado Domingo. Abraço.