CNBB SAÚDA DOM JOAQUIM WLADIMIR

REGIONAL SUL 1 – CNBB – SAÚDA O NOVO BISPO DE LORENA

É com alegria que o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda o novo Bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, nomeado hoje, 13 de janeiro, pelo Papa Francisco. Leia abaixo a mensagem de “boas-vindas” na íntegra aqui!

SAUDAÇÃO A DOM JOAQUIM WLADIMIR LOPES DIAS

Os Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebem com alegria a nomeação de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias para a Diocese de Lorena, Província de Aparecida, nomeado nesta quarta-feira, 13 de janeiro, pelo Papa Francisco.

Dom Joaquim é nascido no Estado de São Paulo, na cidade de Cafelândia, onde cursou o ensino fundamental e médio. Após formar-se em administração de empresas, em Jundiaí, entrou no seminário da diocese dessa cidade.

Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1997, e contribuiu com vários serviços na Igreja Particular de Jundiaí até o final de 2011, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Sita e auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES).

No dia 4 de março de 2015, recebeu a nomeação do Papa Francisco de bispo da Diocese de Colatina, na qual exercia a função de administrador apostólico desde maio de 2014.

Tendo realizado um pastoreio edificante junto ao clero e laicato de Colatina, procurado animar suas comunidades e impulsionar as pastorais sociais, no início deste ano novo da graça de Nosso Senhor, foi nomeado bispo titular da diocese vacante do Vale do Paraíba.

Aproveitamos a ocasião para também manifestar nossos agradecimentos a dom Benedito Beni dos Santos, que desde a transferência de dom João Inácio Muller para a Arquidiocese de Campinas, assumiu o governo da diocese como Administrador Apostólico.

Sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade seu ministério seja fecundo junto àquela parcela do povo de Deus. Conte com as orações e cooperação dos bispos do Regional Sul 1.

Seja bem vindo dom Joaquim!

São Paulo, 13 de janeiro de 2021.

Dom Pedro Luiz Stringhin
Bispo de Mogi das Cruzes