“Profunda Gratidão”

Uma visita de singular importância ocorreu na Diocese de Lorena nos dias 14 e 15 de maio. Pela primeira vez, o novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, visitou a Diocese. Ele é o representante do Papa Francisco no Brasil, tendo sido nomeado para este serviço diplomático de máxima relevância dia 29 de agosto de 2020, transferido da Nunciatura Apostólica na Índia.

Pela segunda vez nos 85 anos de sua existência, a Diocese de Lorena recebeu a visita do Núncio Apostólico. Ele é o enviado oficial do Santo Padre, o Papa, junto às igrejas locais e também junto aos Estados e seus governos.

Com relação à Igreja, a presença do Núncio é, antes de tudo, pastoral: tornar cada vez mais forte o
vínculo de unidade entre a Santa Sé e às Igrejas locais e dioceses.

O Núncio ajuda as Igrejas particulares e os bispos diocesanos com seus conselhos e outros atos de natureza pastoral e jurídica.

Com relação aos Estados e governos, o Núncio Apostólico é o embaixador da Santa Sé para promover a paz, o progresso e a cooperação entre os povos.

Numa palavra, o Núncio Apostólico representa, em cada Igreja local e em cada Estado, o Papa, Sucessor de Pedro, e está a serviço de sua missão universal.

A visita do Núncio Apostólico no Brasil, é sempre de especial relevância, pelo que ele representa, e acolhemos o representante do Papa no Brasil com imensa alegria e gratidão. Através dele, nós expressamos o carinho, a oração e a profunda gratidão dos diocesanos ao Papa Francisco.

Muitas bênçãos!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias