Celebração de Posse I Diocese

CERIMÔNIA DE POSSE DOS NOVOS PÁROCOS

Na manhã desse domingo – 23.08.2020 – aconteceu a cerimônia de posse dos novos párocos: Pe. Alessandro Henrique, Pe. Murilo Sérgio Carvalho Pereira e Pe. Rafael Beck Ferreira. Presidida por Dom Benedito Beni, Administrador Diocesano, e bispo Emérito de Lorena, reuniram-se na Cúria Diocesana os padres empossados para o ministério nas respectivas paróquias: Paróquia Bom Jesus, na cidade de Cruzeiro (SP), Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Silveiras (SP) e Paróquia Cristo Rei, na cidade de Lorena (SP).

Por meio da Provisão, em nota, apresenta-se aqui o seguinte conteúdo:

“Aos que esta provisão virem ou dela conhecimento tiverem, paz e bênção. Fazemos saber que, em virtude das necessidades espirituais da Igreja Particular de Lorena, após madura reflexão, atenta  oração e escuta do Espírito Santo, tendo ouvido o Colégio de Consultores da nossa Diocese, e, ainda, considerando as virtudes e qualidades que adornam os Reverendíssimos Padres: Pe. Alessandro Henrique, Pe. Murilo Sérgio Carvalho Pereira e Pe. Rafael Beck Ferreira com os quais foram estabelecidos franco diálogo que resultou na decisão aqui encerrada, havemos por bem nomeá-los para o ofício de Párocos (das respectivas paróquias): Paróquia Bom Jesus, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Paróquia Cristo Rei.

O pároco, como fiel colaborador da ordem episcopal, deve, conosco e sob nossa autoridade, se empenhar por apascentar o rebanho do Senhor. Para tanto, desempenhe com dignidade e sabedoria o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica; celebre com devoção e fidelidade os Mistérios de Cristo, sobretudo o Sacrifício Eucarístico para o louvor de Deus e a santificação do povo fiel, respeitando a Tradição, o Magistério e as Sagradas Escrituras. Recorde-se sempre de que o primeiro ofício que especialmente se confere a um pároco é o de implorar conosco a misericórdia de Deus em favor do povo a ele confiado, pelo que deve ser exemplo e mestre na oração, unindo-se cada vez mais ao Cristo Sumo Sacerdote, para ser com Ele consagrado a Deus pela salvação da humanidade.

No exercício do múnus pastoral, exorto o novo pároco a ter sempre diante de si o bem dos fiéis, sem descurar do que dispõem os cânones 519 e 528 a 538, do Código de Direito Canônico, assim como as normas diocesanas, para que o fruto de seu ministério seja proveitoso a todo corpo eclesial de nossa diocese. Por outro lado, exorto os fiéis a reconhecerem os Reverendíssimos Padres por seus legítimos párocos, dispensando-lhes o devido acatamento e colaborando com o exercício de seu ministério.

Pela presente provisão, concedo ao pároco a faculdade de binar nos dias de semana e de trinar aos domingos e dias santificados, podendo ainda celebrar uma quarta missa, sempre que o postular o bem espiritual dos fiéis. Também concedo a faculdade de retirar a excomunhão latae sententiae (can.1398) decorrente do pecado de aborto, seja pela prática seja pela participação no delito, uma vez que Sua Santidade, o Papa Francisco, no número 12, da Carta Apostólica Misericordia et Misera concede a faculdade de absolvê-lo.

Esta provisão passa a surtir efeitos jurídicos e legais a partir da data da posse canônica do referido pároco, e terá seu valor pelo período de 06 (seis) anos, se antes não determinarmos o contrário. Seja a presente transcrita no livro de tombo paroquial.

Dada e passada, em nossa Cúria diocesana, aos trinta e um dias (31) do mês de julho (07) do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte (2020). Dom Benedito Beni – Administrador Diocesano.”

A Pastoral da Comunicação da Paróquia Cristo Rei (Lorena-SP) teve presente realizando a cobertura da cerimônia de posse. Você poderá companhar abaixo o vídeo da celebração e o registro da posse dos novos párocos. Todos os créditos de Celso de Aquino Santos – Pascom.

Com grande alegria desejamos muitas felicidades e bênçãos de Deus aos novos párocos em seu exercício ministerial à frente de suas novas paróquias de missão. A Diocese de Lorena e todo o Povo de Deus os parabenizam! Para ter acesso a mais fotos, acesse o Flickr

Redes Sociais:

Paróquia Bom Jesus:

Facebook: <<fb.com/BomJesus>>; YouTube: <<YouTube.com/BomJesus>>.

Paróquia Cristo Rei:

Facebook: <<fb.com/CristoRei>>; Instagram: <<insta.com/CristoRei>>; YouTube: <<YouTube.com/CristoRei>>.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição:

Facebook: <<fb.com/IgrejaSilveiras>>; Instagram: <<insta.com/IgrejaSilveiras>>.