Sm. William nos conta o que sente na Fazenda da Esperança

Eu me chamo Willian José Fernandes, tenho vinte e dois anos e sou Seminarista da Diocese de Lorena.

Em 2018 completo o meu quarto ano no seminário diocesano e é para mim uma alegria poder servir a Deus e corresponder a Ele em meu chamado ao sacerdócio.

A formação de um sacerdote é composta de diversas etapas, uma dessas etapas é o chamado ano pastoral, que é um período onde o candidato ao sacerdócio pode experienciar uma realidade como a de uma paróquia, ou de uma comunidade, como é o meu caso.

A semelhança de Cristo, nosso Senhor, queremos dar testemunho da grandeza de Deus através da nossa vida.

Neste ano fui designado para a Missão da Fazenda da Esperança Gut Hang, em Freren, Alemanha. Antes da missão, propriamente dita, pude fazer uma experiência com os jovens recuperandos da Fazenda da Esperança São Libório, em Guaratinguetá, e acompanha-los durante um mês. Esse período foi para mim propício para o crescimento humano e espiritual. Pude aprender mais sobre o funcionamento de uma Fazenda da Esperança, bem como, sobre o coração desses jovens, por vezes machucados por causa da violência das drogas e da criminalidade.

A Fazenda é um lugar onde se vê, a cada instante, Jesus Misericordioso acolhendo a cada um. É também o lugar onde se contempla Jesus desfigurado, no rosto dos irmãos, muitas vezes feridos por diversas circunstâncias. É o lugar ainda onde se contempla o Pai que recebe o Filho pródigo em seus braços, que o ampara, coloca-lhe um anel nas mãos e sandálias nos pés. A Fazenda não é simplesmente um lugar para recuperar-se das drogas, mas antes para restituir a dignidade dos filhos de Deus. Aqui se pode vivenciar na prática, cada dia, o perdão, o amor e a fraternidade.

A Missão é uma realidade inerente a todo cristão, de acordo com seu estado de vida. Podemos ser missionários em um país distante, mas também em nossa própria paroquia, em nosso trabalho e pelos lugares onde passamos. Cada um de nós possui o chamado a ser missionário!