Neste final de semana aconteceu a sessão cultural que lançou o livro: “A fé se faz devoção e habita no meio do povo” e o documentário dos oitenta anos da diocese de Lorena.
A sessão solene que foi apresentada pelos padres contou com a presença de membros das comunidades de Lorena e das cidades vizinhas. Padre Rodrigo, cura e pároco da Catedral de Nossa Senhora da Piedade falou em nome do bispo dom João Inácio que não pode estar presente na cerimônia.
Segundo padre Fabricio Senne, autor e organizador do livro ” a comemoração resgata a identidade da nossa igreja. Cada diocese é uma Igreja Particular. “
No evento que misturou cultura e fé pode ser observado a riqueza cultural e a fé popular que manteve a fé tradicional. Segundo padre Fabricio a Igreja Particular, em nossa região, tem uma identidade própria. Essa identidade própria foi resgatada no livro dos oitenta anos da diocese e no documentário que foi produzido pela equipe da TV Canção Nova.
O livro foi organizado e escrito em oito ensaios pelo padre Fabricio Senne e por Laurentino Gonçalves Dias Junior. O conteúdo foi escrito e fotografado com base na fé popular. “Valorizamos a fé popular e por isso , os textos falam muito da igreja do povo, da presença das benzedeiras que são aceitas pela igreja e o papel que a fé popular tem para a manutenção da fé , porque muitos lugares que a igreja não atende por ausência quem mantém a fé é o povo. “
Durante o evento o coral de Silveiras cantou homenageando Nossa Senhora e a Folia de Reis, de Piquete , encerrou o evento com uma dança cultural.