Cristo como a Palavra que se faz

Paz e bênção. Sejamos cristãos, de Cristo.

‘O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me ungiu’. Jesus se sente ‘ungido’ pelo Espírito de Deus, impregnado por sua força. Por isso, seus seguidores o chamarão ‘Cristo’, ou seja, Ungido, e por isso eles próprios serão chamados ‘cristãos’. Para Lucas, é uma contradição ser chamado ‘cristão’ e viver sem esse Espírito de Jesus.

‘Enviou-me para dar a Boa Notícia aos pobres’. Deus se preocupa com o sofrimento das pessoas. Por isso, seu Espírito impele Jesus a deixar sua aldeia, para levar a Boa Notícia aos pobres. Esta é sua grande tarefa: pôr esperança no coração dos que sofrem. Se o que nós cristãos fazemos e dizemos não é captado como ‘Boa Notícia’ pelos que sofrem, que Evangelho estamos pregando? A que nos estamos dedicando?

No Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21), apresenta-se Cristo como a Palavra que se faz pessoa no meio dos homens, a fim de levar a libertação e a esperança às vítimas da opressão, do sofrimento e da miséria. Sugere-se, também, que a comunidade de Jesus é a comunidade que anuncia ao mundo essa Palavra libertadora. No Evangelho de Lucas, e neste texto em particular, Jesus manifesta de forma bem nítida a consciência de que foi investido do Espírito de Deus e enviado para pôr fim a tudo o que rouba a vida e a dignidade do homem.

Abençoado Domingo. Abraço.