Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Paz e bênção. Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Hoje é dia de Santo Inácio de Loyola. Nosso Papa Francisco é um dos filhos de Santo Inácio: é Jesuíta. Quero partilhar com você o que nosso Papa Francisco meditou no dia 31.07.2013. Fala do brasão-lema dos Jesuítas – Iesus Hominum Salvator (IHS).

Diz Francisco: este brasão recorda-nos continuamente uma realidade que nunca podemos esquecer: a centralidade de Cristo para cada um de nós e para a Companhia inteira, que santo Inácio quis chamar precisamente «de Jesus», para indicar o ponto de referência. Somos colocados diante de nosso Senhor Jesus Cristo, do nosso Criador e Salvador. E isto leva-nos a ser ‘descentrados’, a termos à nossa frente ‘Cristo sempre maior’, o Deus semper maior, o intimior intimo meo, que nos conduz continuamente para fora de nós mesmos, que nos leva a uma certa kenosis, a ‘sair do próprio amor, desejo e interesse’.

Cristo é o centro da minha vida. Será? Ponho verdadeiramente Cristo no centro da minha vida? Porque há sempre a tentação de pensar que nós estamos no centro. E quando um jesuíta se põe a si mesmo no centro, e não Cristo, erra. Cristo é a nossa vida! À centralidade de Cristo corresponde também a centralidade da Igreja: estamos, por assim dizer, ‘deslocados’, estamos ao serviço de Cristo e da Igreja, Esposa de Cristo nosso Senhor.

Devemos ser homens radicados e fundados na Igreja: assim nos quer Jesus. Não pode haver caminhos paralelos nem isolados. Sim, caminhos de investigação, caminhos criativos, sim, isto é importante: ir rumo às periferias, às numerosas periferias. Por isso a criatividade é necessária, mas sempre em comunidade, na Igreja, com esta pertença que nos infunde a coragem para ir em frente. Servir Cristo é amar esta Igreja concreta, e servi-la com generosidade e espírito de obediência.

Rezemos por nosso Papa. Bom dia. Abraço.