Santíssima Trindade, nossa identidade

Paz e bênçãos. Santíssima Trindade, nossa identidade.

A Solenidade da Santíssima Trindade, que hoje celebramos, é convite a contemplar Deus que é amor, que é família, que é comunidade, e que criou as pessoas para serem expressão Dele, sinal e presença Dele neste mundo, afinal, fomos criados à Sua imagem e semelhança.

Papa Francisco diz que: A Trindade é comunhão das Pessoas divinas que existem uma para a outra, uma com a outra, uma pela outra, uma na outra: esta comunhão é a vida de Deus, o mistério de amor do Deus vivo. Nossa missão é viver a comunhão com Deus e a comunhão entre nós. Fomos criados para viver ‘assim na terra como no Céu’. Nossa identidade quem a dá é Deus Trindade, que é Amor.

Caros irmãos e irmãs, somos chamados a viver não uns sem os outros, uns sobre os outros ou uns contra os outros, mas uns com os outros, pelos outros e nos outros. Isto significa manter alto a vida do Evangelho, refletindo o esplendor da Trindade.

Como ouvimos nas leituras, Deus está conosco, caminha conosco e vive conosco. Está no Céu, na terra e em toda parte. Mas Sua Casa mais querida é o coração humano, a pessoa e a vida de cada um de seus filhos e filhas. Lamentável dizer: tem tanta casa de Deus desfigurada! Cremos em um Deus que sabe dos nossos sofrimentos, das dores que passamos, das traições que sofremos, das sangrias da vida do pobre, que vive Eutanásia diária – lembro também as muitas barbaridades que assolam agora nosso país! Fruto ou expressão da ganância, do egoísmo, do sistema do velho homem, como já dizia, em 1998 o Fundador da CN, Mons. Jonas. Jesus, bem antes, falava disso. E foi morto na cruz. Ah, se Deus Trindade – e não o Mercado idólatra -, se Deus-Amor, se o Amor de Deus pudesse reinar!, nosso mundo seria Céu. Impossível? Não! E por isso Jesus diz: ‘Ide’! Deus Trindade quer habitar o mais íntimo de cada pessoa, quer a todos conduzir com o Seu Espírito de amor. Deus nos quer co-herdeiros de Cristo. Essa “herança” é a vida plena e definitiva na eternidade, que Deus oferece àqueles que aceitaram a proposta de Jesus Cristo, e percorreram com Ele o caminho da entrega da vida no amor e na promoção de vida digna para todos.

Olhemos, agora, com mais vagar, o Evangelho, proclamado há pouco.

Os Onze foram ao encontro de Jesus, o encontro de despedida. Os Onze foram, mesmo alguns duvidando, levando sua fé em vasos de barro. Mas foram. É uma comunidade ferida que conheceu a traição, o abandono, a negação e a sorte trágica de Judas; é uma comunidade que crê e que duvida, mas: ‘quando viram Jesus, prostraram-se diante dele’. Ainda assim’, diz Mateus, ‘alguns duvidaram’.

Creio que todos nós nos reconhecemos nesta fé vulnerável. Jesus, não obstante a fragilidade de seus escolhidos, foi, aproximou-se e lhes falou. Interessante: nada detém Jesus. Ele está sempre vindo em nossa direção. Acredita em nós, mesmo quando nós mesmos não acreditamos. Jesus não se cansa de ternura, de se aproximar e de buscar Encontro conosco. É Deus em saída, peregrino eterno em busca do santuário, que são suas criaturas. Sua pedagogia é estar com, tornar-se próximo e nunca distanciar-Se, mesmo diante do pecado! Garante: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Faz bem ouvir isso! O primeiro dever de quem ama é estar junto com o amado. E Jesus confia e diz: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. Fazei todos entrar na lógica do Amor de Deus.

Jesus confia a estes homens o Evangelho, a bela notícia, a palavra de felicidade e de vida digna, vida de filhos e filhas de Deus. ‘Ide’, levai e promovei a vida que eu lhes mostrei, por todos os lugares. ‘Ide’, imergi-vos cada vez mais em Mim e alcançai todos, batizando, mergulhando, imergindo todos no Amor de Deus. Fazei isso ‘em nome do Pai’: coração que pulsa por todas as partes do mundo; ‘em nome do Filho’: na fragilidade do Filho de Maria morto na carne; e ‘em nome do Espírito Santo’: que tudo move e que reza dentro, clamando Abbá.

Deus é amor: o Pai é amor, o Filho é amor e o Espírito Santo é amor. Tudo Deus criou por amor e para o amor. Tudo deriva do amor e tende para o amor e se move impelido pelo amor. Por isso, “Eis que eu estarei convosco todos os dias”. Jesus proclama que estará conosco sem condições. Estará conosco nos dias de fé intensa e nos dias da dúvida; estará conosco até o fim dos tempos, sem exceções. Simplesmente, estará conosco, como a semente que vai crescendo ou como o início de uma cura. Estará conosco. Pede-nos para ir e manter tudo e todos mergulhados e vinculados com a comunidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Abençoada Solenidade da Santíssima Trindade. Abraço.