Reinauguração Igreja do Rosário

Hoje, 01.10.2018, reinauguramos a Igreja do Rosário dos homens pretos de Lorena – SP.
Paróquia da Catedral

Dia muitíssimo feliz.

Antes da Santa Missa, o arquiteto, Prof. Dr. José RICARDO Farias, coordenador voluntário da Comissão de Conservação e Construção – CCC, proferiu palavras relatando o itinerário dos trabalhos da restauração. A seguir, foi exibido um resumo de um documentário sobre a história da Igreja do Rosário, em conexão com o Ano Nacional do Laicato, produzido por José Nicodemos e roteiro com a colaboração de Tatiane Sampaio Bittencourt. Após, o Sr. Bispo abriu as portas da Igreja do Rosário e deu-se início à cerimônia de reinauguração, com as orações apropriadas ao momento, de acordo com o Pontifical Romano.
Participaram grande número de fiéis, o Sr. Prefeito Municipal Fábio Marcondes, o secretário municipal de cultura Jorge Gomes do Couto, a restauradora Claudia Rangel – que assessorou os trabalhos da restauração -, também o padre Givanildo – que coordena a casa de missão da Canção Nova em Lorena e colabora na catedral, os diáconos Juscelino e Paulinho.

Sobre o que foi feito na Igreja do Rosário, o jornalista Sr. João Bosco Pereira de Oliveira (Paçoca), que por anos colaborou com o Jornal Guaypacaré, escreveu num trecho de seu artigo, publicado na íntegra, no portal “O Lorenense”:
“A Equipe que restaurou a Igreja
sob a forte liderança do Padre Rodrigo Fernando Alves, da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, uma valente e valorosa equipe denominada CCC – Comissão de Construção e Conservação da Catedral, realizou, heróicamente, nos últimos meses, a restauração da Igreja do Rosário. A Equipe é composta por José Ricardo Flores Faria que foi o Coordenador Arquiteto; Natasha Ferreira Penque Scapini; Cristiano Quintana Bittencourt; Tania de Almeida Denis Nogueira Barbosa; Adriano Faustino Marques e Marcio José Leão Bueno. Segundo a talentosa jovem Natasha Ferreira Penque Scapini, —– que foi quem me passou estes nomes e à qual muito lhe agradeço a atenção e gentileza! — também ajudaram muito na missão de resgate daquele histórico monumento de arte e fé católicas: a Restauradora Claudia Rangel; Luiz Miguel, na sonorização; a Arquiteta e Paisagista Mirella Bomfim; Alaide Prado da empresa Só Gramas; Ricardo Azevedo, da Cefhas Marmoraria; a empresa Madex; a Prefeitura Municipal de Lorena; o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico…e muitas famílias no início do processo e que ficaram no anonimato!
Nomes que já entraram para a história!
Estes nomes que eu publiquei acima, “já entraram para a história de Lorena!” Todos! Porque restauraram, como eu Já disse, um magnífico templo de arte e fé católica, um monumento, patrimônio artístico, cultural, religioso, dos séculos passados, projetado por um Arquiteto de renome nacional, Ramos de Azevedo! Depois de fechada muitos anos, abre novamente suas portas para o povo, esse templo histórico, belisssimo, agora com suas linhas arquitetônicas ressaltadas, maravilho so! Parabéns à toda a Equipe! Aplausos sinceros, de coração, à todos e a cada um!
Reinauguração e Semana do Rosário
A reinauguração será às 18:20, da segunda-feira, 1º de outubro de 2018. E de 1º à 7 de outubro acontecerá a “Semana do Rosário”. Resta ressaltar que a restauração da Igreja do Rosário foi custeada por doações, dízimos, pela generosidade do povo de Lorena que captou a importância de se preservar aquele patrimônio de arte e fé!”

olorenense.com.br