Reavivar o dom de Deus que está em você

Paz e bênção. Reavivar o dom de Deus que está em você.

Esta frase foi escrita por Paulo a um de seus discípulos, Timóteo: 2Tm 1,1-8. Timóteo era jovem e estava à frente de uma comunidade, de uma Igreja. São Paulo sabia que ele era tímido e tinha problemas a resolver. Escreve, então, uma carta, escreve de pai para filho. E faz esta bela afirmação: você traz o dom de Deus dentro, e isto por imposição de minhas mãos; ademais, Paulo o exorta para agir, sair do marasmo e da timidez, dizendo: “o convido a reavivar o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos”. Belo isso. Paulo proclama que ele é portador do dom de Deus e o convida a reavivar este dom, a deixar o dom desabrochar e a se derramar sobre os outros. Como que dizendo: “coragem, você é de Deus e o dom de Deus está em você. Esta presença do dom de Deus, que é o seu ministério não pode ficar escondido. Mostre o dom de Deus, viva o dom de Deus, seja dom de Deus para os outros”.

Paulo continua escrevendo: “Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sabedoria”. Aqui, percebo que cada um de nós pode acolher esta palavra de Paulo. Nada de ter medo, você foi batizado, a Santíssima Trindade molhou e marcou sua vida; você já escutou Cristo na Palavra e recebeu Nosso Senhor na Eucaristia. Absolutamente, nada de medos e de encolhimentos. É hora de viver para fora o dom que foi derramado e mostrar a graça recebida de Deus, pela Igreja.

Finalmente, Paulo grita, fala forte e diz: “Não se envergonhe de dar testemunho de nosso Senhor”. Que, neste dia, sejamos capazes, decididos, de dar testemunho de Cristo. Tudo vem dele, tudo é dele e tudo é possível nele, naquilo que nos convém e for do agrado do Pai, para o nosso bem. Afinal, Jesus não exigiu que sua oração fosse atendida, no Getsêmani, disse, porém, “Pai, não se faça a minha vontade, mas a tua”. Nunca exijamos na oração mandar em Deus, ter Deus a nosso favor. Deus sempre sabe o que é o melhor para nós. Coragem, reavive o dom de Deus que está em você.

Bom dia. Abraço.

Dom João Inácio Müller,ofm