Quais pés, mãos e vistas temos?

Paz e bênção. Quais pés, mãos e vistas temos?

O escândalo fere o irmão e prejudica a credibilidade do Evangelho. Muitas vezes, é preciso cortar em nossa própria carne para não estragar a vida do irmão e não tirar força ao Evangelho – Mc 9, 41-50. Peçamos a graça da conversão por nós mesmos e pelos nossos irmãos e irmãs, para que o santo povo fiel de Deus possa dar coerente testemunho do Evangelho.

É interessante notar como os discípulos são indicados como aqueles que “são de Cristo”. Este “ser de Cristo” é a essência do discípulo, e indica uma profunda pertença a Ele, um recíproco ser um do outro. Por isto também o menor gesto de amor para com os irmãos não é pequena coisa, porque tem referência direta à própria pessoa de Cristo. Na verdade, o seu nome é dado para nós de modo tal que o nosso viver é um pertencer a Cristo (cf. Fl, 1,21; Gl 2,20).

E o escândalo provém, sobretudo, do fato que não se toma a sério a radicalidade do evangelho, que exige saber amputar também a mão, o pé e a vista. Mas nós – este é o escândalo sério! – temos muitas mãos para pegar, e nenhuma para dar. Amputamos somente esta mão: não temos a mão da caridade desinteressada, o único poder do discípulo, e temos muitos interesses para defender com mil mãos! Nós temos muitos pés para percorrer infinitas estradas tortuosas e nenhum pé que nos leva a seguir o Cristo. Somos coxos de ambas as pernas (1Rs 18,21): não temos os pés da esperança que nos fazem caminhar atrás dele – os pés do discípulo de Cristo -, e corremos, ao invés, com mil pés atrás de ilusões e falsos valores. Nós temos muitas vistas para ver e acreditar num grande número de espelhos e mercadorias ordinárias, mas nenhuma vista para ver a luz de Cristo. Somos cegos obstinados: não temos os olhos da fé que nos fazem ver a verdade, o único olho do discípulo, e, ao invés, perscrutamos e estimamos com grande segurança tudo aquilo que não tem salvação. Este é o nosso escândalo.

É necessário que retornemos à radicalidade do evangelho: cortar as infinitas mãos, pés e vistas, e ter somente a mão que socorre o outro, o pé que caminha em direção à meta e a vista que a vê. Somente a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade em Cristo, edificam e salvam a nós e aos outros.

Bom dia. Abraço.