Programa Pascom

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A característica do pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.[1]

O programa de rádio PASCOM, que terá início no dia 23 de setembro de 2017 pela rádio Canção Nova, tem por objetivo levar informações sobre as realidades diversas da Diocese de Lorena. Com uma variedade de quadros que se referem as atividades da Diocese, de suas Paróquias e Pastorais. Também teremos um espaço para falar um pouco da realidade da sub-região de Aparecida e de suas dioceses.

Contamos com a sua participação. Vamos estrear o programa no dia 23 de setembros as 19 horas ao vivo pela Rádio Canção Nova.

[1] http://pascombrasil.com.br/quem-somos/