Porque a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cunha, não recebe o título da Imaculada?

Irmãs e Irmãos,

Paz e Bênção do Senhor!

Iniciamos solenemente a novena em preparação a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, na terça-feira, dia 29 de novembro, às 19h00, em Cunha/SP, em uma concelebração Eucarística, com os padres: Daniel Capucho e Odair José de Almeida; e a participação do diácono Bene, e muitos devotos de Nossa Senhora.

No dia 08 de dezembro a Igreja celebra a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, esta data lembra o dia 08/12/1854, na qual o Papa Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição. Porém, a paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cunha, criada em 1731, antes da proclamação do dogma da Imaculada, não recebe o título da Imaculada Conceição.

A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição tem vários elementos interessantes, infelizmente, nem todas elas trazem os mesmos. Nossa Senhora está sobre o globo terrestre e esmaga a cabeça da serpente, símbolo do pecado original e a serpente fere o calcanhar, sinal de luta, isto está inspirado em Gênesis 3,15. Ela está de mãos juntas em atitude de oração e tem cabelos longos caídos sobre os ombros. Usa uma túnica branca e um manto azul, e muitas vezes apresenta uma coroa de 12 estrelas e a lua debaixo dos pés, conforme Apocalipse 12,1. Também aparecem anjos aos pés, revelando que Maria está no céu.

A Solenidade litúrgica da Imaculada Conceição de Maria aponta para uma história de total doação a um plano traçado por Deus. É a história de uma graça e de uma vocação excepcional marcada pela fidelidade e de entrega total. Maria sendo concebida sem pecado, imaculada conceição, é o sinal da total escolha de Deus, é o símbolo da luta contra a serpente, onde a vitória definitiva se dá em Jesus Cristo.

A figura de Maria Imaculada, totalmente consagrada, nos leva a um exame de consciência da nossa história. À luz deste modelo mariano, o discípulo missionário pode deixar transcorrer diante dos olhos o filme da vida para identificar as áreas escuras, perceber os obstáculos existentes para ter uma vida mais pura e retornar ao esplendor do paraíso, marcado pela harmonia com o mundo, com Deus e com o próximo.

Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a qual confiamos nossa caminhada do Tempo do Advento, nos faça chegar convertidos e puros, para celebrarmos bem o Natal do Senhor.

Muitas bênçãos!

 

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Bispo Diocesano de Lorena (SP)

Lorena, 30 de novembro de 2022.