PENTECOSTES – A origem e as celebrações , em Cunh

A  “NOVENA de PENTESCOSTES” foi instituída pelo decreto do papa Leão XIII, na Encíclica Divinum Illud Múnus, promulgada a 9 de maio de 1897. No decreto o papa Leão XIII escreveu  as virtudes do Espírito Santo.

O papa Leão XIII, escreveu :“Aí tendes Veneráveis Irmãos, as Nossas advertências e admoestações que houvemos por bem publicar para incrementar o culto do Espírito Santo. Não temos a menor dúvida de que elas, com o vigoroso e pronto auxílio de nosso zelo, produzirão frutos abundantes entre o povo cristão. Visando a tão importante escopo, jamais pouparemos os nossos esforços neste sentido, e tencionamos fomentar e propagar esta piedade tão excelente, pelos meios que com o correr do tempo parecerem mais adequados”.

Segundo o decreto, em todo orbe católico, no corrente ano e em todos os anos subsequentes celebre-se uma novena pública em todas as Igrejas paroquiais e caso os respectivos Ordinários o julgarem útil, também nas outras igrejas ou capelas (…) Aos fiéis que assistirem devotamente à novena feita em público, em honra do Espírito Santo, imediatamente antes da festa de Pentecostes, concedem-se: a) indulgência de 10 anos em cada dia; b) indulgência plenária, se ao menos em cinco dias tomarem parte na dita novena, e além disso receberem o perdão dos pecados, fizerem a Santa Comunhão e orarem segundo a mente do Sumo Pontífice. Aos que porém, no referido ou em outro tempo do ano fizerem orações ao Espírito Santo em particular, com o propósito de o fazer durante nove dias sucessivos, concedem-se: a) indulgência de sete anos, uma vez em cada dia; b) indulgência plenária nas costumadas condições, depois de terminada a novena; e onde esta se realizar publicamente, tal indulgência pode-se lucrar unicamente por aqueles a quem um legítimo proíbe de assistir à devoção pública”.

No Brasil , as igrejas celebram a novena e cada uma das regiões possui uma característica própria adquirida e adaptada conforme suas culturas, porém , na igreja as celebrações mantém os rituais católicos. Confira agora as celeções na cidade de Cunha (SP).