Pastoral Catequética lança novo Estatuto e renova Conselho Diocesano de Catequese

A Pastoral Catequética, guiada pelo novo assessor Diácono Gustavo Martins, lançou recentemente a nova versão do Estatuto do Conselho Diocesano de Catequese, o CDCAT. Segundo Gustavo, a iniciativa traz uma renovação no quadro do Conselho, “ajudando assim no pensamento de uma nova perspectiva para a Catequese na nossa Diocese”. A carta de apresentação do documento diz assim:

Aos padres, religiosos e religiosas, seminaristas, agentes de pastoral e movimentos, catequistas e demais leigos e leigas de nossa Diocese:

A graça e a paz de Cristo estejam com vocês!

A catequese é primordial para a educação cristã do Povo de Deus, fator decisivo e indispensável no processo de amadurecimento da vida eclesial e na formação de discípulos-missionários no seguimento de Jesus Cristo. Com a finalidade de promover uma catequese mais adequada às necessidades do nosso tempo, os Pastores legitimamente constituídos da Igreja, nas mais diversas instâncias e âmbitos da vida eclesial, emitiram ensinamentos, documentos oficiais ou normas pastorais, que caminham em direção a uma catequese dita renovada.

Em comunhão com as diretrizes propostas pelo Papa Francisco na catequese, em cujo pontificado foram promulgados o Novo Diretório para a Catequese e o Motu Proprio Antiquuo Ministerio, que institui o ministério do Catequista, nossa Diocese promulga e oficializa o Estatuto do Conselho Diocesano de Catequese (CDCAT), com o intuito de articular, organizar e promover pastoralmente os trabalhos catequéticos em nossa Igreja Particular.

Por meio do CDCAT, os representantes setoriais dos catequistas de nossa Diocese, em cooperação com a Assessoria Diocesana da Catequese, poderão promover projetos pastorais de forma articulada e integrada, incentivando a participação laical no processo de elaboração do plano de catequese.

Que Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de nossa Diocese, abençoe todos os projetos catequéticos que serão desempenhados neste ano, e que os catequistas em suas paróquias, auxiliados pelo plano catequético diocesano, recebam estímulo e direção na realização de suas funções.

A carta é assinada pelo CDCAT e o novo estatuto você pode baixar clicando no link:

Estatuto do Conselho Diocesano de Catequese – Diocese de Lorena