Mons. Jonas Abib

Frente de Missão: Cachoeira Paulista

Monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana, residente em São Paulo. Aos 7 anos, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, em São Paulo (SP) dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.

Aos 12 anos passou a estudar no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP), e a trabalhar numa oficina de artes gráficas. Aos 13 anos, foi transferido para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Depois, cursou o Ensino Médio no Instituto do Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba (SP), e Filosofia na cidade de Lorena (SP), no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia.

Ordenado sacerdote em 1964

Terminada esta etapa, cursou teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa e foi ordenado sacerdote em 1964. Escolheu o seguinte lema: “Feito tudo para todos”. Como padre recém-ordenado, em São Paulo, trabalhava com os jovens. Lecionando na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena (SP) e dando assistência à juventude fazendo encontros e retiros.

Em 1971

Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

Em 1980

A Comunidade Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a Rádio Canção Nova, hoje com potência que abrange todo Brasil e o mundo pela Internet. A partir de 1989, a Comunidade Canção Nova começou a atuar com uma retransmissora de TV – TVE do Rio de Janeiro – atingindo atualmente também todo o mundo através da Internet.

Em 17 de outubro de 2007

padre Jonas recebeu o título de monsenhor concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.