O que é uma diocese? Por que o papa cria uma diocese?

Diocese é a forma como a Igreja se organiza pastoral e territorialmente em todo o mundo. Também chamada de Igreja Particular, na teologia e lei canónica, é uma comunidade eclesial em plena comunhão com Roma, uma parte da Igreja Católica vista como um todo. O Código de Direito Canónico refere-se às Igrejas particulares como sendo as unidades “nas quais e das quais existe a una e única Igreja Católica”. Todas estas igrejas são lideradas por membros do clero, que, em última instância, respondem todos ao Papa.

Outra denominação para Diocese é a Circunscrição eclesiástica que nada mais é do que divisões territoriais e administrativas cujo objectivo é organizar e tornar mais eficaz a administração da Igreja Católica.

Por que o papa cria uma diocese?

O Papa cria as dioceses em todo o mundo e escolhe os seus bispos. Desta forma, se torna mais fácil a administração e a organização pastoral da região. Assim o rebanho de Cristo ganha um pastor para atuar naquela área específica juntamente com os presbíteros auxiliando mais de perto este mesmo rebanho a ter um encontro pessoal com Cristo e uma experiência de comunidade.

Tiago A. Rafael
Catequista da Paróquia Senhor Bom Jesus, Cruzeiro – SP