O Céu existe. Maria lá está e nos aguarda

Paz e bênção. O Céu existe. Maria lá está e nos aguarda.

Maria foi elevada ao céu em corpo e alma: também para o corpo existe lugar em Deus. Para nós o céu já não é uma esfera muito distante e desconhecida. No céu temos uma mãe. E a Mãe de Deus, a Mãe do Filho de Deus, é a nossa Mãe. Ele constituiu-a nossa Mãe, quando disse ao discípulo amado e a todos nós: “Eis a tua Mãe!”

A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora nos lembra que há um lugar em Deus para nós; e em nós deve, portanto, haver um lugar para Deus. Deus nos fez para Ele e Ele nos quer vivendo sempre com Ele, agora e na eternidade. Por isso, São Paulo exorta: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da Terra” (Cl 3,1-2). A Assunção da Virgem Maria é participação especial na Ressurreição de Jesus e antecipação de nossa ressurreição. É isto que rezamos, há pouco: “Deus eterno e todo poderoso, que elevastes à glória do Céu, em corpo e alma, a Imaculada Virgem Maria, mãe do Vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos de Sua glória”.

A Assunção de Nossa Senhora ao Céu é, para nós que vivemos neste mundo, a certeza de que o Céu existe e é nosso destino. A chegada de nossa Mãe ao Céu é a certeza antecipada da vitória final de todos os discípulos do Senhor, dos que fazem o agrado do Senhor. A estes o Senhor dirá: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo’. É por isto que, no Prefácio da Oração Eucarística, rezaremos: “Hoje a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do Céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho”.

Em seu Magnificat, Maria proclama que Deus realizou uma tríplice inversão de falsas situações humanas, para restaurar a humanidade na salvação, obra de Cristo. No campo religioso, Deus derruba as autossuficiências humanas; confunde os planos dos que nutrem pensamentos de soberba, erguem-se contra Deus e oprimem os homens. No campo político Deus destrói os injustificáveis desníveis humanos, abate os poderosos dos tronos e exalta os humildes; repele aqueles que se apoderam indevidamente dos povos, e aprova aqueles que servem para promover o bem das pessoas e da sociedade, sem discriminações étnicas, culturais ou políticas. No campo social Deus transtorna a aristocracia estabelecida sobre o ouro e os meios de poder; cumula de bens os necessitados e despede de mãos vazias os ricos, para instaurar uma verdadeira fraternidade na sociedade e entre os povos, porque todos são filhos de Deus.

Abençoada Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Abraço.