Na Eucaristia, recebemos a Vida do Filho, que é o Espírito Santo.

São João XXIII evidenciou a sua bondade, mansidão, coragem, simplicidade. Convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II. São João XXIII, ‘Papa Bom’, rogai por nós!

Lc 11, 5-13. A perseverança: fundamento principal acerca da oração cristã. O Senhor Jesus deseja que nos aproximemos do Pai Celeste para apresentar as nossas necessidades cotidianas. Na verdade, Deus não precisa ser informando acerca do que nós mais precisamos, mas tal atitude cria em nosso coração crescente abertura, que nos possibilita fazer a experiência da Providência divina.

Necessitamos de três pães para dá-los ao amigo, que caminha nas trevas da noite. Esses pães são dados pelo ‘amigo’ que ‘acordou’ e ‘se levantou’. Esses pães são a Eucaristia, que nos coloca em comunhão com Ele e com quem ainda viaja envolvido pelas trevas. Desta maneira, circula nos irmãos e irmãs a mesma vida do Filho, que nos foi dada pelo Senhor morto e ressuscitado. Unidos a Ele, que cuida de nós, podemos cuidar dos outros, carregados dos pesos de seu males.

Ninguém ama se não é amado; ninguém, se for amado, deixa de amar. Para ser pleno, o amor tem que ser, ao mesmo tempo, acolhido e correspondido. O pão da Eucaristia realiza justamente esta maravilha: faz circular no mundo a única vida do Filho e produz entre todos a unidade.

Mais do que dons, é o próprio Doador que quer doar-Se a nós. Por isso, as palavras finais de Jesus nos exortam a pedir aquilo que já nos deu na Eucaristia: o Espírito Santo. O Espírito Santo, com efeito, é o novo princípio vital que nos introduz no Mistério de Deus e introduz em nós o ‘sim’ eterno do Filho, que amado pelo Pai, corresponde ao amor do Pai.

Ter confiança, ao orar: o maior dom do Pai para nós é a sua própria Vida divina. Esta Vida é uma Pessoa: o Espírito Santo, Senhor que dá a Vida. Portanto, o Pai não nos quer dar coisas; Ele quer nos dar, por Cristo, o Seu Dom: o Paráclito; o Vivificador.

As duas pequenas parábolas, falam da paternidade de Deus. Ensinando-nos a rezar, Jesus nos ensina a ser filhos e filhas do Pai, irmãos e irmãs de todos – pessoas movidas pelo Espírito que movia e conduzia Jesus, o Filho.

Bom dia. Abraço.