Mundanismo Religioso

A lei é necessária, mas insuficiente. A lei cumpre algumas funções, mas não resolve tudo. Por isso, Jesus respeita a lei, mas a questiona; pratica a lei, mas vai além dela; mostra que não podemos ser escravos da lei, mas servos de Deus e dos irmãos. É a justiça excessiva do Evangelho!

Ensina o Papa Francisco:
“O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até mesmo de amor à Igreja, é buscar, em vez da glória do Senhor, a glória humana e o bem-estar pessoal. É aquilo que o Senhor censurava aos fariseus: ‘Como vos é possível acreditar, se andais à procura da glória uns dos outros, e não procurais a glória que vem do Deus único?’ (Jo 5, 44). É uma maneira subtil de procurar ‘os próprios interesses, não os interesses de Jesus Cristo’ (Fl 2, 21)” (EG 93).

“Deus nos livre de uma Igreja mundana sob vestes espirituais ou pastorais! Este mundanismo asfixiante cura-se saboreando o ar puro do Espírito Santo, que nos liberta de estarmos centrados em nós mesmos, escondidos numa aparência religiosa vazia de Deus. Não deixemos que nos roubem o Evangelho!” (EG 97).

Bom dia. Abraço.