Minha mensagem para a Semana Santa

A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para os cristãos católicos. Ela se inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. A Quaresma só termina quando damos início à celebração da Ceia do Senhor, ao anoitecer da Quinta-feira Santa.

Durante a Semana Santa, os católicos são convidados a refletir sobre o amor de Deus e o sacrifício de Jesus pela humanidade. É um momento de intensa oração, meditação e renovação da fé.

No Domingo de Ramos, os fiéis relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, símbolo do Servo de Deus. Os fiéis carregam ramos de palmeiras ou de outras plantas, em uma manifestação de fé e devoção. Estamos espiritualmente preparados para acompanhar Jesus em sua última semana? Podemos dizer que ao menos nos conscientizamos e sensibilizamos para a problemática da fome, tema da Campanha da Fraternidade deste ano?

Na segunda-feira da Semana Santa, de um lado, vemos a doação total, a oferta de vida de Maria, aos pés de Jesus, imagem do discipulado; do outro lado, Judas incapaz de amar. Na Semana Santa, Maria e Judas representam duas tensões que moram em nós e que precisamos purificar para nos aproximar do Ressuscitado.

Na terça-feira da Semana Santa, vemos que Judas não consegue amar Jesus e assumir sua proposta e, também por isso, o traiu. Pedro e os demais discípulos têm dificuldades de compreender, mas abrem-se generosamente ao discipulado. Depois da negação, Pedro vai viver a dureza do seu processo de conversão. Superemos a tentação de ser o traidor que habita em nós.

Na quarta-feira Santa, enquanto os chefes do povo tramam a morte de Jesus, Ele e seus discípulos preparam a Páscoa. Para os primeiros, a morte será o fim de tudo. Para Jesus, a última palavra está com a esperança. À entrega total do Filho corresponderá a entrega total do Pai. É a nova e definitiva Páscoa.

Na Quinta-feira Santa, celebra-se a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos. É nessa ocasião que Jesus institui a Eucaristia, o sacramento em que o pão e o vinho são consagrados e se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. Pela manhã na Catedral é celebrada a Missa do Crisma, onde o Bispo abençoa o óleo dos Catecúmenos, o óleo dos Enfermos e consagra o óleo do Crisma. Vale ressaltar de que se houver sobras do óleo do ano anterior, esta sobra deve ser queimada.

Na Sexta-feira Santa, é celebrada a Paixão de Cristo, com a Via Sacra e a adoração da Cruz. Nesse dia, os fiéis lembram a dor e o sofrimento que Jesus suportou por amor à humanidade. É um momento de profunda reflexão sobre o significado do sacrifício de Jesus.

No Sábado Santo, a Igreja fica em silêncio, em memória da morte de Jesus. É um momento de espera e de preparação para a celebração da ressurreição.

No Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, é o dia em que o Crucificado foi ressuscitado pelo Pai. É o Dia do Senhor Jesus. O primeiro Domingo da história. O primeiro dia da semana. A vida renasce transformada na vida nova de Jesus. A história entra na sua fase última e definitiva. Celebramos de corpo e alma a festa do Amor que se doa, a festa da Vida em plenitude. Jesus ressuscitou. Aleluia!

Desejo a você e a sua família, uma Feliz e Santa Páscoa.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Lorena/SP