Minha gratidão

Brasão de Dom João Inácio

O amor é a glória de Deus. A glória do Pai resplandeceu na vida de seu Filho bem-amado. Este nos convida a entrarmos no seu dinamismo de vida. Eis nossa missão de batizados, discípulos missionários! Eis a alegria do Evangelho! Eis nossa resposta de amor a Deus, como hoje ouvimos do Profeta Isaías, programa de vida assumido por Jesus, segundo o Evangelista São Lucas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor”. A Identidade missionária de Cristo é minha missão, é nossa missão, nós, batizados e consagrados do Senhor. Creio que todos nós da Diocese de Lorena podemos e devemos nos ajudar para anunciar com a prática de nossa vida esta Alegria do Evangelho.

Quero agradecer a Deus por este Dia, pelo dom da Diocese de Lorena, pela caminhada evangelizadora, por cada pessoa desta Diocese, desde o menor ao maior: todos, contudo, iguais diante de Deus nosso Pai. Agradeço pela Vocação, agradeço o Envio. Agradeço a todos que vieram celebrar e rezar pela Diocese de Lorena e, nesta, pelo ministério evangelizador a nós confiado.

Agradeço a presença solidária os Irmãos Cardeais: Dom Raymundo e Dom Cláudio; e agradeço a presença dos Irmãos e Colegas Bispos. Obrigado por esta importante presença solidária.

Em particular, agradeço a Dom Beni, por seu belo e intenso serviço de Pastor nesta Diocese. Precisarei, Dom Beni, como já dizia na Celebração de Ordenação, de sua sabedoria e orientação. Sei que, na sua pessoa, terei pai sábio e irmão próximo.

Agradeço a presença dos Padres e Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas. Agradeço também as muitas manifestações de boas vindas que tenho recebido. Acho que em pouco tempo eu estarei bastante em casa por aqui.

Com muito carinho, agradeço a presença da Mamãe, familiares e amigos, que de várias Paróquias, por onde estive, quiseram estar comigo neste momento. Deus sabe recompensar. Minha bênção. Vocês sempre serão bem-vindos nesta minha e nossa Diocese. Vocês viram que a Casa do Bispo é grande e ele não precisa de todo aquele espaço. Tem lugar para vocês.

Gratidão ao Coral Diocesano e à Equipe Litúrgica Diocesana: Sei que foram muitas as horas e várias as noites que vocês ficaram ensaiando para que todos pudéssemos celebrar melhor. Como vocês dizem: estava chique.

Belo gesto familiar foram as muitas doações que vocês fizeram, em vista desta Celebração. De coração, agradeço e rezo a bênção de Deus por vocês e suas famílias.

Agradeço, na pessoa do Senhor Prefeito Fábio Marcondes, o apoio sempre pronto da Prefeitura desta cidade de Lorena. Quero buscar manter diálogo e intercâmbio de serviço em prol do bem de nossos irmãos e irmãs.

Agradeço a intensa corrente de oração por esta Diocese e por meu ministério episcopal. Que Deus me ajude a me manter ativo no serviço típico de um Pastor, a exemplo de Cristo Jesus: servir, lavando os pés, pois, como disse Jesus: “eu vim para servir e não para ser servido”.

Agradeço à Televisão Canção Nova, por este serviço evangelizador. Rezo para que Deus possa sempre falar bem da missão de vocês.

Agradeço ao Pe. Daniel, pela acolhida no Seminário Diocesano de convidados meus. Agradeço, também, aos funcionários da Cúria, às funcionárias do Seminário e da Residência episcopal pelo lindo serviço de acolhida. Bênção a vocês e suas famílias.

E, por fim, agradeço ao Cura da Catedral, o Pe. Rivelino. Quanta disponibilidade e agilidade. Obrigado, Padre Rivelino. Como eu já lhe disse: Deus lhe dará segundo o seu coração, e o coração de Deus é pródigo.

Obrigado a todos. Bênção e saúde. Que Deus derrame sobre nós a presença de Seu Espírito para que vivamos o amor que é a sua glória, e que, assim, tenhamos a alegria de ouvir a voz do Pai: “Vocês são meus filhos e minhas filhas muito amados e amadas. Em vocês eu encontro o meu agrado”. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!