Mês missionário: “Missão para libertar” – “Enviou-me para anunciar a libertação”

COMIDI   Estamos no mês de outubro, mês dedicado às missões. Nesse mês, com a Igreja Católica espalhada por todo o mundo, intensificamos as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal.

Segundo as Pontifícias Obras Missionárias, o objetivo deste mês é despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (este ano, dias 18 e 19). As ofertas são utilizadas para sustentar as atividades de promoção humana e evangelização em todo o mundo.

Tentar definir missão não é uma tarefa fácil, contudo, ao olharmos para as Escrituras, temos as referências que sustentam essa vocação, essa atividade eclesial.

Diz a comunidade Joanina no prólogo de seu Evangelho: “E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.” (Jo 1, 14). A Encarnação do Verbo de Deus é, por excelência, manifestação da missionariedade do próprio Senhor. Ele vem ao nosso encontro, comunica-Se, revela-Se.

Ao sermos encontrados e ao nos encontrarmos com Ele, nasce em nós o desejo de segui-Lo, e também porque Ele nos chama – “Vinde após mim” (cf. Mt 4, 19) -, nos ensina e nos faz discípulos. Do discipulado, por aprendermos do Mestre, configuramo-nos missionários, comunicadores da alegria da Boa Nova que nos encontrou e que nos amou.

O Documento de Aparecida por diversas vezes enfatiza que o discípulo é também missionário, a alegria da presença do Cristo não pode ser guardada, deve, por mandato dele mesmo, ser comunicada. “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20, 20), disse o Senhor Ressurreto aos seus reunidos no Cenáculo.

Ao longo do tempo a Igreja tem obedecido ao envio, ao mandato do Senhor, organizando-se para melhor exercer sua missão, para melhor corresponder ao “Ide ao mundo” (cf. Mc 16, 15).

A Comissão (ou Conselho) Missionária (o) Diocesana (o) – COMIDI – é o organismo responsável por articular a dimensão missionária na Diocese, formando consciência, sensibilizando e animando cada paróquia, para que essas se tornem também campo de missão, promotoras da cultura do encontro, da evangelização.

Em nossa diocese a COMIDI começa a passar por uma reestruturação, padre Amauri (pároco de N. Sra. dos Remédios – Campos Novos), Diácono Dito (paróquia N. Sra. Da Conceição – Cunha), eu e alguns outros irmão leigos assumimos juntos o propósito de reforçar as bases, rever o que já foi feito e reavivar a dimensão missionária em nossa Igreja Particular, e para isso contamos com as orações e a ajuda efetiva de todos os que quiserem e puderem, desde já, abraçar esse trabalho em cada comunidade e paróquia.

Ao longo de todo esse mês postaremos aqui no site conteúdos disponibilizados pelas Pontifícias Obras Missionárias. Hoje você já pode fazer o download (clicando nos links no final do texto) do Cartaz e da Novena da Campanha Missionária desse ano, que retoma a reflexão da Campanha da Fraternidade ao propor o tema “Missão para libertar”, e o lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4, 18).

As Pontifícias Obras Missionárias nos lembram de que “A missão do Messias é de esperança de vida digna, especialmente para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma ‘Missão para libertar’. Nesse sentido, a Campanha Missionária 2014 nos pede uma postura diante da escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, vemos que essa missão continua urgente e sem fronteiras. Todas as famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras. Conforme o apelo do papa Francisco, não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário! (cf. Evangelii Gaudium 80).”

Bom mês missionário a todos!

Seminarista Gabriel Ribeiro

(Assessoria da COMIDI)