Marcada pela presença Salesiana, nossa Diocese celebra Dom Bosco

Pai e Mestre da Juventude, fundador da obra salesiana no mundo. Nesta segunda-feira, 31, celebramos Dom Bosco, santo que, com criatividade e amor, se empenhou na evangelização dos jovens. Desde 1887, os salesianos exercem um enorme trabalho social e educativo em várias cidades da nossa Diocese.

Por esta ocasião, o Pe. Sérgio Baldin, SDB, sacerdote que está a frente da Comunidade do UNISAL, em Lorena/SP fala com alegria sobre o trabalho fecundo dos Salesianos por aqui.

“A presença salesiana veio a partir de um convite do Conde de Moreira Lima. Em 1890, chegamos aqui para fundar o Colégio São Joaquim e alguns anos mais tarde, a Faculdade de Ciências e Letras. O título São Joaquim é uma dupla homenagem: ao Conde Moreira Lima, grande benfeitor dos salesianos na cidade de Lorena, cujo nome completo era “Joaquim José Moreira Lima”, e ao então Papa, Leão XIII (Joaquim Pecci). Ambos personagens traziam na própria história o onomástico do pai de Nossa Senhora, “São Joaquim”, comenta o Pe. Sérgio.

“Como cada comunidade viva é portadora de vida, de carismas e
de ministérios, assim também a comunidade salesiana,
portadora do carisma
de Dom Bosco, haurido mediante
uma íntima comunhão com o modelo

primitivo de Valdocco, torna-se fermento de novas vocações, quer
de vocações salesianas, quer de toda vocação a serviço da Igreja.”

Trecho do Livro O projeto de vida dos Salesianos de Dom Bosco

Atualmente, os Salesianos estão presentes em Lorena em várias frentes:

– Colégio São Joaquim – Pré-escola – Ensino Fundamental e Ensino Médio
– Obra Social São Luiz – PAIF, sócioeducativo, profissionalizante.
– UNISAL – graduação e pós-graduação
– Santuário São Benedito
– Santuário Diocesano Dom Bosco;
– Casa de Formação do Pós Noviciado Salesiano – Comunidade São José

Além de Lorena, os Salesianos atuam nas cidades de Cruzeiro e Piquete e também em várias capelas atendendo e guiando o povo de Deus.

Pascom de Lorena