LIVE: IV Jornada Mundial dos Pobres I 13.11.2020

LIVE – “ESTENDE TUA MÃO PARA O POBRE” (Eclo 7,36)

Na próxima sexta-feira (13/11) acontecerá uma LIVE com “Roda de Conversa” sobre o tema bíblico “Estende tua mão para o pobre” (Eclo 7,36). Em comemoração ao “Dia dos Pobres”, há quatro anos instituída pelo Papa Francisco, o grupo diocesano da Cáritas (organização não governamental da Igreja Católica e organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizará a “IV Jornada Mundial dos Pobres” com uma transmissão repleta de acontecimentos marcantes para a história da nossa diocese.

Atualmente, a Caritas Brasileira assume a palavra caridade no sentido de solidariedade, na perspectiva da “solidariedade pela vida”. A Caritas atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais (Fonte: caritasssp.org.br).

Na Igreja Católica celebra-se o Dia Mundial dos Pobres no 33º domingo do Tempo Comum, que, porventura, comemoraremos no dia 15 de novembro de 2020 (próximo domingo) Desde de 2017, a partir da Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016, o Papa Francisco provoca a Igreja para olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres.  Na mensagem deste ano ele diz: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

Nesse ínterim, a assessoria da Cáritas diocesana que é coordenada pela leiga Maria Angélica Nogueira, e assessorado pelo Pe. Fabrício Beckman promoverá uma “Roda de Conversa” à luz da reflexão do Papa Francisco <<Estende a tua mão ao pobre>> (Eclo 7,36). Para ler a mensagem do “IV Dia Mundial dos Pobres” na íntegra, acesse o link: Mensagem do Papa Francisco: “IV Dia Mundial dos Pobres”.

Segue abaixo a PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Clique no link para participar da Live “Roda de Conversa” – “Estende a tua mão para o pobre” (Eclo 7,36):

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. Com isso, a Igreja do Brasil assume a Jornada Mundial dos Pobres. (Fonte: caritas.org.br)

Assessoria de Comunicação:

Maria Angélica Nogueira: