Homilia proferida na Santa Missa, Santuário Nacional

Romaria dos Freis da Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora de MT e MS, 17.10.2018.

Celebramos Santa Missa de ação de graças pelo jubileu de 80 anos da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, presente nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Toda a família franciscana foi convidada, e, claro, os paroquianos das Comunidades onde os Freis vivem e trabalham.

Os Franciscanos cantam as sete alegrias de Nossa Senhora, que são: 1) a visita do Arcanjo São Gabriel, trazendo o anúncio do nascimento de Jesus; 2) Alegria no serviço prestado à sua prima Isabel; 3) Alegria com o nascimento do Salvador do mundo; 4) Alegria com a visita dos três Reis Magos; 5) Alegria ao encontrar Jesus no templo, entre os doutores; 6) Alegria quando viu seu Filho ressuscitado e glorificado pelo Pai; 7) Alegria quando foi elevada aos céus de corpo e alma e coroada Rainha dos Anjos e Santos, em sua Assunção.

Irmãos e irmãos, os Freis reconhecem ter sido o Espírito Santo quem trouxe os franciscanos da Alemanha ao Mato Grosso, em 1938, e acreditam que é pela condução do Espírito Santo que, ainda hoje, trabalham e realizam tantas obras.

Os Franciscanos empenham-se pela integridade da Criação, pela promoção da pessoa humana, pela paz e pela justiça social. E, hoje, Jesus, como escutamos, dizendo os “Ais”, desmascara a falsidade dos fariseus. Diz Jesus que a vida dos fariseus é falsa notícia, é um Fake News. A pessoa humana não foi criada para ser mentira. Nosso Papa Francisco recordou ontem que Jesus conhecia a alma dos fariseus. Eles eram falsos. Eles não se importavam com a vida das pessoas. Papa Francisco disse que o povo tinha amor por Jesus, mas os doutores da Lei, Escribas, Saduceus e Fariseus tinham ódio a Jesus e falavam muito mal de Jesus.

Disse nosso Papa, ‘estes hipócritas tem alma gananciosa e são capazes de matar. “E capazes de pagar para matar ou caluniar, como se faz hoje. Também hoje se faz assim, diz Papa Francisco: se paga para dar más notícias, notícias que sujam e prejudicam os outros, que enganam”. Isto é feio! O cristão não pode fazer isso! Jesus não inventa notícias falsas. Ele é a Boa notícia. E hoje, disse nosso Papa Francisco: A ira, o insulto e o desprezo contra um irmão é uma forma de assassinato. “Insultar faz mal, é uma forma de matar a dignidade de uma pessoa. Vivamos este ensinamento de Jesus: não insultar mais ninguém. Para Jesus, se você despreza, insulta e odeia, isso é homicídio”. Não amar é o primeiro passo para matar.

Caros Franciscanos e franciscanas, creio que a missão de vocês, hoje, num mundo de tanta violência, morte, ódio, agressões, rostos brabos, tanta arma, roubos, busca de poder, desigualdades sociais, neste mundo onde uns pensam que são mais do que outros e podem viver bem, e que os outros estejam na miséria e exclusão, creio que a missão de vocês é construir a paz e a fraternidade. A missão de vocês é, como São Francisco de Assis ensinou, cantar o amor, a paz: dizer ao mundo que Deus nos fez para sermos irmãos e irmãs. Cantem o amor e a paz! Cantem que o Amor não é amado. Cantem! Cantemos, todos a oração de São Francisco de Assis:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender, que ser compreendido
Amar, que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna.