Novo Guia Diocesano orienta ações para 2023

Caríssimos padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, coordenadores(as) de pastorais, movimentos e associações, estimado povo de Deus da Diocese de Lorena.

Com grande alegria, apresentamos o Guia Pastoral 2023 da Igreja Particular de Lorena. Ele é um instrumento e um serviço que facilita a comunicação, a participação e a comunhão em nossa Igreja Diocesana. Ao longo do ano de 2022, retomamos, gradualmente, as nossas atividades.

Nossa Igreja esteve sempre em comunhão, pela oração e pelas obras de solidariedade, junto às famílias que tanto sofreram com a pandemia. Na medida em que ela foi arrefecendo, as atividades pastorais e litúrgicas foram se adaptando a uma “nova normalidade”.

Dentre tantas atividades realizadas, onde assumimos o compromisso de retomar e fortalecer os Conselhos Pastorais, Movimentos, Serviços, Associações, assumimos também, junto com o Papa Francisco, a preparação na fase Diocesana das atividades sinodais, em vista do 16º Sínodo dos Bispos, que tem como tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, além de intensa e variadas formas de evangelização.

O guia Diocesano 2023, que ora colocamos a disposição, também quer nos unir e reunir para em torno das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, que já colocamos em prática na caminhada Diocesana, mas precisamos aprofundar cada dia mais as urgências da: Palavra – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica; Pão – Liturgia e espiritualidade; Caridade – Serviço à vida plena Ação Missionária – Estado permanente de missão.

É nossa vocação anunciar a Palavra como missionários para promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros, oferecer a misericórdia de Jesus e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças;o mundo espera de nós o testemunho da fraternidade e da solidariedade.

Incentivo todos os Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Seminaristas, Leigos e Leigas de nossa Igreja Particular no engajamento eclesial e agradeço à todos que, pelo Batismo e Crisma, são fiéis as seus compromissos com a Igreja, cuja cabeça é Jesus Cristo e cujos membros somos cada um de nós.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo da Diocese de Lorena