Novo Santuário em Piquete: berço da devoção diocesana a São Miguel Arcanjo

Neste dia 29 de setembro, igreja dedicada ao arcanjo será elevada a Santuário

A equipe diocesana da Pascom teve uma conversa especial com o atual pároco e futuro reitor do Santuário de São Miguel Arcanjo, Padre Fernando Sampaio, que compartilhou conosco sobre a instalação do Santuário e os trabalhos desempenhados pela comunidade. 

A Igreja de São Miguel Arcanjo é datada de 1970, porém sua primeira matriz foi fundada em 1875, antes mesmo da emancipação político- administrativo da cidade de Piquete. Com o passar dos anos e por estar no caminho da Rota da fé, onde passam peregrinos e romeiros que se destinam à Aparecida e outras cidades de devoção da região, aumentaram o número de visitantes à igreja dedicada ao Arcanjo. 

Atualmente, os diversos peregrinos já são acolhidos pelo pároco e toda equipe paroquial que se programa para que a igreja seja este local de acolhimento, visitação e evangelização. Estes recebem o carinho da comunidade, a eucaristia e por vezes são atendidos no sacramento da reconciliação. 

Vendo essa importância dos trabalhos da igreja de São Miguel, a forte devoção ao arcanjo, a relevância evangelizadora e o local de cura de almas que a igreja se tornou, nosso bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir, junto aos anseios e trabalhos da comunidade, decidiu por elevar a igreja à Santuário. Sendo assim, a igreja recebe uma bênção específica tornando-se referência junto a mais 3 santuários já existentes na diocese. São eles: Santuário de Santa Cabeça, Santuário de São Benedito e Santuário Pai das Misericórdias. 

Portanto, no dia 29 de setembro às 10h será celebrada uma missa solene em honra a São Miguel presidida por Dom Benedito Beni, bispo emérito de Lorena, e às 16h teremos a solenidade de instalação do Santuário presidida por Dom Joaquim Wladimir. A novena teve início no último dia 19, encerrando no dia 28, véspera da festa do Arcanjo. Com a instalação do Santuário, a comunidade continuará com as atividades fixas como celebrações de missa e sacramento da reconciliação. Destacamos que romarias e grupos podem agendar visitas e programar atividades no Santuário. Mais informações clique aqui.

Padre Fernando aproveitou para destacar a felicidade de ter sido chamado pela Igreja de Lorena ao serviço neste tempo favorável e histórico para a comunidade, a qual trará benefícios religiosos e culturais para o povo de Deus e para a própria cidade. Ainda ressaltou o convite a todos para conhecerem a cidade de Piquete, agora conhecida como “cidade paisagem e terra de São Miguel”.

“Venham rezar com São Miguel Arcanjo, ele te espera em Piquete. São Miguel é o guardião do povo de Deus, o servidor da redenção em Cristo e é sinal que a cabeça da serpente é esmagada pela força da redenção em Cristo Jesus”, afirmou o pároco.

Entrevista: Pascom Diocesana
Fotos: Pascom do Santuário São Miguel