Dom Cícero Alves de França é ordenado Bispo em São Paulo

Na tarde do domingo, 8, o Monsenhor Cícero Alves de França subiu as escadarias da Catedral da Sé, acompanhado do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, sendo acolhido pelos bispos auxiliares, cônegos e demais sacerdotes e fiéis da Arquidiocese. Foi nessa mesma catedral que, em 1º de dezembro de 2002, o jovem seminarista recebeu a ordenação diaconal e, diante do então Arcebispo, o Cardeal Cláudio Hummes, disse seu primeiro “sim” definitivo a Deus na Igreja. Naquela ocasião, Cícero jamais poderia imaginar que, quase 20 anos depois, retornaria à igreja-mãe da Arquidiocese para novamente dizer “sim” a Deus, dessa vez, ao receber o terceiro grau do sacramento da Ordem: o episcopado.

Nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco em 3 de março, o agora Dom Cícero Alves de França recebeu a ordenação episcopal pela imposição das mãos do Cardeal Scherer, de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo diocesano de Ourinhos (SP), e Dom Fernando José Penteado, Bispo Emérito de Jacarezinho (PR).

Posse de ofício

No fim da celebração, Dom Cícero e Dom Rogério Augusto das Neves, ordenado bispo no dia 1º, tomaram posse no ofício de bispos auxiliares de São Paulo. Em seguida, foram lidos os decretos por meio dos quais o Arcebispo Metropolitano os nomeou vigários-gerais da Arquidiocese e designou Dom Cícero como Vigário Episcopal para a Região Belém e Dom Rogério, Vigário Episcopal para a Região Sé.

Fonte: CNBB Sul1
Texto: Fernando Geronazzo